Auxílios, aposentadorias e BPC podem ser CORTADOS: INSS anuncia pente fino, confira

Confira o que pode acontecer

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é responsável pelo pagamento de diversos benefícios. Entre eles, estão diversos auxílios, aposentadorias e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Atualmente, cerca de 36 milhões de brasileiros recebem algum tipo de pagamento do Instituto. O número é um tanto quanto grande, a considerar a população num geral.

Assim sendo, dentre todos os beneficiários, o INSS decidiu realizar o chamado “pente-fino”. Isto é, diversas pessoas poderão ter os pagamentos de seus benefícios suspensos, a depender da situação em que se encontrar. Dessa forma, é preciso entender como funcionam os cortes do INSS, bem como o que pode evitar a suspensão do recebimento de um benefício.

INSS anuncia pente fino
Novos cortes / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o “pente-fino” do INSS

Antes de mais nada, o chamado “pente-fino” do INSS, acontece em virtude da realização de cortes de benefícios. Isto é, o Instituto realiza uma nova análise, capaz de suspender ou vetar os pagamentos dos benefícios um número grande de beneficiários. O objetivo é diminuir as situações de inadimplência, bem como evitar que pessoas indevidas possam receber os pagamentos.

Esse “pente-fino” é recorrente perante as atuações do Instituto Nacional do Seguro Social. Isso porque, sempre que possível, a Instituição decide rever os dados cadastrais dos beneficiários. Portanto, caso seja encontrada alguma situação de inadimplência ou inconsistência de dados, o benefício é imediatamente suspenso.

Antecipadamente, há uma maneira de recorrer ao veto. É preciso pedir o INSS realize uma nova análise da sua situação. Para isto, é preciso que todos os dados do cidadão estejam atualizados na plataforma oficial (meu.inss.gov.br). Além disso, a suspensão ocorre, principalmente em virtude das perícias. Isto é, dos exames que comprovam a situação do indvíduo. Portanto, mediante o requerimento, é necessário solicitar uma nova perícia. Isso pode ser feito pelo número 135, através de uma ligação.

Veja também: Como funciona a NOVA prova de vida do INSS?

Quais benefícios devem passar por suspensão

Primeiramente, é possível que todos os benefícios do INSS passem por revisão. Acontece, portanto, que alguns estão mais suscetíveis, a considerar as condições e regras para recebimento, que provém de alguma prova física. Isto é, da perícia médica. Assim sendo, os benefícios que mais devem sofrer a suspensão, é o BPC (aposentadoria por invalidez) e o Auxílio-doença.

A perícia médica é o exame que comprova a condição do indivíduo. Isto é, se ele está apto ou não a receber as prestações de determinados benefícios. Ou seja, é o exame responsável que caracteriza a qualidade de um indivíduo, através de exames médicos.

Assim sendo, o foco do “pente-fino” do INSS, está para aqueles indivíduos que estão no período de 6 meses ou mais, sem realizar a perícia. Esses usuários devem, imediatamente, entrar em contato com o Instituto para agendamento do exame, antes que ocorra a suspensão e fique ainda mais complicado.

De modo geral, o objetivo do “pente” também é “liberar” espaço para aqueles que têm necessidade, e estão esperando pela aprovação do benefício. Isto é, quando comprovado algum recebimento sem cumprimento das regras, o benefício será imediatamente suspenso, e deve ser direcionado para outro indivíduo. Por fim, é preciso sempre manter os dados de cadastros atualizados, para evitar possíveis vetos.

Veja também: Brasileiros que contribuíram com o INSS antes DESTE ano podem receber BOLADA; confira