Auxílio Gás será REAJUSTADO em 2025 para acompanhar o aumento do preço do botijão de 13kg
Atualmente, Auxílio Gás complementa a renda de milhões de famílias que recebem benefícios sociais como o Bolsa Família
O Auxílio Gás é um benefício essencial para muitas famílias brasileiras. Ele ajuda a cobrir parte do custo do botijão de gás, item indispensável para o preparo das refeições no dia a dia. Já com o aumento constante nos preços, o programa se torna cada vez mais importante para quem enfrenta dificuldades.
Pensando nisso, o governo federal anunciou que pode haver uma mudança no valor do benefício. O objetivo é adequar o auxílio ao preço atualizado do botijão de 13kg, que sofreu novos reajustes ao longo do último ano. A iniciativa busca evitar que o valor do benefício fique defasado em relação ao custo real.
Se você depende do Auxílio Gás para equilibrar o orçamento doméstico, entenda como será o reajuste e o que fazer para continuar recebendo o benefício. Veja mais detalhes a seguir.
Reajuste no Auxílio Gás já foi anunciado?
O valor do Auxílio Gás é calculado com base no preço médio do botijão de 13kg. Atualmente, o programa cobre o valor integral na maioria das regiões. Assim, com os novos reajustes previstos para 2025, o governo anunciou que o benefício será reavaliado para acompanhar as mudanças no mercado.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza periodicamente levantamentos sobre o preço do gás em todo o país. Estes dados servem como referência para determinar o valor do auxílio.
Desse modo, o reajuste anunciado busca assegurar que as famílias possam comprar o botijão com maior facilidade, mesmo diante do aumento de preços.
Além disso, o governo estuda ampliar a periodicidade de revisão do benefício, ajustando os valores de forma mais frequente, o que pode reduzir o impacto das oscilações no mercado.
Para fevereiro, a expectativa é que o valor fique entre R$ 100 e R$ 120. Dessa forma, os beneficiários devem fazer a consulta no começo do mês para, finalmente, sacar o pagamento a partir do dia 17/02.
Saiba mais: Programa Vale-Gás AMPLIA repasse para famílias em situação de vulnerabilidade no próximo mês
Como resgatar pagamento ainda em 2025?
Em suma, o benefício se compromete a ajudar famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Também têm direito ao auxílio famílias que recebem o BPC, voltado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Para receber o benefício, mantenha os dados atualizados no CadÚnico. Afinal, qualquer mudança na composição familiar, endereço ou renda deve constar no sistema do CRAS.
O pagamento do auxílio ocorre a cada dois meses, caindo diretamente na conta do beneficiário, por meio do aplicativo Caixa Tem ou em agências da Caixa Econômica Federal.
Agora com o reajuste previsto para 2025, o Auxílio Gás deve continuar servindo de suporte para milhões de famílias em todo o Brasil.
A expectativa é que 20 milhões de famílias recebam o novo benefício, assim que ele passar para o nome de “Gás para Todos”. Então, fique atento às atualizações do programa, organize seus documentos e aproveite os recursos disponíveis para aliviar o peso dos custos no orçamento doméstico.
Veja também: Auxílio Gás: veja passo a passo para GARANTIR o próximo pagamento e quando inicia o calendário