Auxílio-gás foi CANCELADO devido ao período eleitoral? Saiba a VERDADE!

O Auxílio-gás é pago sempre em meses pares, mas houve uma especulação recente de que o período eleitoral teria cancelado o benefício.

Recentemente, surgiram rumores nas redes sociais sugerindo que o Auxílio-gás seria cancelado durante o período eleitoral de 2024.

Esses boatos causaram uma enorme preocupação entre os beneficiários do programa, que dependem desse apoio para garantir o acesso ao gás de cozinha.

O compartilhamento dessas informações alarmantes motivou um pronunciamento oficial do governo federal, que tentou esclarecer a situação.

Está com receio de não receber o Auxílio-gás? Entenda o possível cancelamento do benefício.
Está com receio de não receber o Auxílio-gás? Entenda o possível cancelamento do benefício. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

É verdade que o Auxílio-gás foi cancelado por causa das eleições de 2024?

Em resposta aos rumores sobre o possível cancelamento do Auxílio-gás devido às eleições municipais de 2024, o governo federal, em nome do Ministério do Desenvolvimento Social, emitiu uma nota oficial para desmentir essas alegações.

O comunicado afirma que o programa não será suspenso ou cancelado em função das eleições.

Além disso, o governo enfatizou que o calendário de pagamentos do Auxílio-gás seguirá conforme o planejado, inclusive os repasses já começaram nesta semana.

Com receio de que o benefício seja cancelado, é importante que os cidadãos busquem informações em fontes confiáveis e oficiais, como os canais do Ministério do Desenvolvimento Social e da Caixa Econômica Federal.

Saiba mais: Convocação do Bolsa Família para NIS 1, 2, 3, 4 e 5: compareça na Caixa ainda HOJE (21)

Quem pode receber esse benefício?

O Auxílio-gás é pago às famílias brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para receber o benefício, as famílias precisam atender todos os critérios estabelecidos pelo programa.

Um dos principais requisitos é que a renda familiar mensal per capita seja menor ou igual a meio salário mínimo, ou seja, a renda total da família dividida pelo número de membros não deve ultrapassar metade do valor do salário mínimo vigente, de R$ 1.412.

Além disso, têm prioridade no recebimento do benefício as famílias que possuem pelo menos um integrante recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Outro grupo prioritário inclui mulheres vítimas de violência doméstica que estão sob monitoramento de medidas protetivas.

Não perca: 13° do Bolsa Família: beneficiários estão CHOCADOS com o quanto podem receber, consulte AGORA

Calendário do Auxílio-gás de agosto

O pagamento do Auxílio-gás em agosto de 2024 seguirá o calendário abaixo, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Lembrando que a distribuição já começou:

DataFinal do NIS
19 de agosto de 20241
20 de agosto de 20242
21 de agosto de 20243
22 de agosto de 20244
23 de agosto de 20245
26 de agosto de 20246
27 de agosto de 20247
28 de agosto de 20248
29 de agosto de 20249
30 de agosto de 20240

Os beneficiários devem estar atentos ao calendário para garantir o recebimento do benefício na data correspondente ao seu NIS.

Caso haja dúvidas ou problemas no recebimento, é importante verificar se os dados estão atualizados no Cadastro Único e entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Não perca: Perdeu seu cartão do Bolsa Família? Você ainda pode SACAR seu pagamento DESTA forma