Auxílio-doença do INSS com concessão REMOTA? Benefício poderá ser liberado pela internet?

Confira essa novidade referente ao benefício previdenciário do INSS e saiba como isso pode ser uma vantagem para você.

Um dos muitos direitos dos segurados do INSS é o auxílio doença, benefício previdenciário voltado para os contribuintes que encontram-se incapacitados de exercerem as suas atividades de trabalho.

Um assunto muito comentado em torno deste benefício são as concessões e os agendamentos de perícia que demoram a acontecer por parte do INSS. Os usuários que contribuíram para acessar o seu direito veem-se indignados com a situação e por causa disso o instituto de previdência tomou esta última decisão.

Venha conferir mais detalhes sobre o assunto e como isso poderá beneficiar-lhe de agora em diante.

Saiba também como solicitar o recurso e torne-se, em breve, um beneficiário do INSS atendendo as direitos previstos mediante lei.

Auxílio-doença do INSS com concessão REMOTA? Benefício poderá ser liberado pela internet?
AtestMED para auxílio doença Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O AtestMED para os solicitantes do auxílio doença

Para adiantar os atendimentos dos benefícios previdenciários, o instituto instituiu uma nova medida que inibe a necessidade de realização da perícia médica nas agências do INSS. A causa disso foi o acumulo de pessoas nas filas de aguardo, milhares de usuários em situação de espera. Agora será muito mais rápido até que tudo seja regularizado, provavelmente até o mês de dezembro.

O aguardo exaustivo estava gerando transtornos nos usuários que dependiam do auxílio doença para estarem seguros em uma situação de necessidade e não acabar prejudicando-se financeiramente no período que não podiam exercer as suas funções trabalhistas.

Dessa forma, o sistema AtestMED visa a análise online dos casos mediante documentos e laudos médicos.

O processo, obviamente, é mais rápido que as perícias realizadas de formas tradicionais pelas agências.

Aqueles que já necessitaram dos serviços do INSS sabe a demora nos agendamentos e a luta dos profissionais para achar um local adequado que seja mais ágil no agendamento dos seus serviços.

Veja tambémAuxílio-doença SEM perícia médica? Essa pode ser a nova realidade do INSS! Entenda

Como solicitar o benefício

A solicitação deve acontecer pelo site do Meu INSS (pela web de preferência), através do link https://meu.inss.gov.br/#/login. Através da plataforma o segurado irá apresentar através de arquivos os seus documentos médicos que provem a necessidade do afastamento do exercício de trabalho.

Apesar do atendimento pelo AtestMED, se o INSS  ver necessidade, ele ainda poderá solicitar uma perícia presencial.

O atestado médico a ser enviado deverá ter sido emitido há menos de 90 dias, estar legível, sem rasuras e conter o nome completo do paciente, data de emissão, data de início do afastamento, prazo estimado para continuar em repouso, assinatura do profissional e as informações sobre a doença ou ainda o seu CID.

O benefício do auxílio doença concedido por meio desta modalidade tem o prazo de 180 dias. Após esse período terá que ser feito uma renovação se for necessário.

Para apoio e melhores orientações, procure um advogado especialista que poderá realizar a sua solicitação e acompanhar todo o seu processo.

Atente-se principalmente aos prazos exigidos pelo INSS e não deixe-os passar. Esteja sempre pronto para cumprir o que for solicitado evitando assim ligeiros problemas com uma instituição cuja ainda apresenta ineficiência em sua acessibilidade.

Veja também: INSS confirma ANTECIPAÇÃO e beneficiários COMEMORAM MUITO!