Novo pente-fino no Auxílio Brasil? Saiba quais são os riscos de perder o benefício

Revisões nos cadastros do Auxílio Brasil cancelarão pagamento de algumas famílias.

O Auxílio Brasil é um dos benefícios mais pagos para a população nos dias de hoje. Ele surgiu como forma de conseguir substituir o antigo Bolsa Família, criado em outro momento político. 

Sendo assim, a novidade atende famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, realizando pagamento todos os meses no valor de R$ 600. A cada novo mês as famílias ficam ainda mais ansiosas pela novidade. 

Novo pente-fino no Auxílio Brasil? Saiba quais são os riscos de perder o benefício
Revisão do governo pode cancelar pagamento para algumas famílias – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Auxílio Brasil 

Todos os meses, quando a primeira semana entra em vigor, os beneficiados do Auxílio Brasil já começam a ficar ansiosos pelo pagamento da parcela mensal. Isso porque essas pessoas possuem, na maioria das vezes, a quantia como forma principal de renda para suprir os gastos familiares. 

Porém, assim como muitas pessoas já sabem, é necessário estar de acordo com todos os requisitos para poder receber os valores. Com o tempo de pagamento, as famílias necessitam se manter nestas regras, caso contrário terão seus pagamentos suspensos. 

Para que seja realizado esse tipo de controle, o Governo Federal realiza, de tempos em tempos, um “pente fino” nos cadastros do programa de forma a excluir famílias que não estão de acordo com os requisitos. 

Entenda como funciona a inscrição

Esse procedimento acontece de maneira simples. Isso porque todas as pessoas que recebem o Auxilio Brasil precisaram passar antes por outro processo. Foi necessário realizar uma inscrição diretamente na base de dados do Governo Federal. 

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), funciona como um grande registro de todos os brasileiros que recebem auxílios governamentais, como é o caso do Auxílio Brasil e do Vale-Gás. 

Para possuir seus dados presentes nesse banco, os interessados devem realizar uma entrevista presencial junto a um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). No processo, a pessoa passa por diversas perguntas relacionadas à constituição de família, renda, moradia e outros. 

Após esse passo, é necessário aguardar o prazo para que as informações sejam incluídas no banco de dados. Se a família estiver dentro dos requisitos será adicionada de maneira automática na folha de pagamentos dos benefícios. 

Saiba mais: Beneficiários que fazem parte deste grupo terão Auxílio Brasil CANCELADO; entenda!

Pente Fino do benefício

Para que sejam mantidas apenas as pessoas que permanecem de acordo com os requisitos do programa, de tempos em tempos o Ministério da Cidadania, pasta responsável pelos pagamentos, realiza o processo de revisão. 

Assim, atualmente o foco é em cortar famílias que possuam renda mensal maior do que o permitido pelo programa. Neste caso o cancelamento recebe o nome de antecipação, Ou seja, o momento que a pessoa passou a receber o suficiente para conseguir manter os gastos sem necessitar dos pagamento governamentais. 

De acordo com a pasta haverão algumas categorias onde as famílias poderão ser incluídas. Dessa maneira, Assim, a categoria quatro terá como representantes pessoas que não possuem direito ao benefício e já passaram pelo processo de pente fino durante o primeiro semestre, porém, voltaram a fazer parte do CadÚnico. 

Neste caso é possível comentar aqueles que recebem algum tipo de valor como BPC, aposentadoria ou benefícios previdenciários. Essas Pessoas terão as os valores chancelado 

Já na categoria cinco estão as pessoas que precisam atualizar seus cadastros no mês de setembro. Caso esse procedimento não seja realizado, os valores serão bloqueados por dois meses ou mesmo cancelados após o mês de dezembro.

Por fim, na categoria seis estão as pessoas que possuem dados inconsistentes ou algum tipo de falha na base de dados do CadÚnico. Dentre os problemas é possível citar atualização de documentos, por exemplo. 

Nesta situação, os usuários só voltam a fazer parte da modalidade quando resolverem as dependências necessárias. 

Veja também: Beneficiários que fazem parte deste grupo terão Auxílio Brasil CANCELADO; entenda!