Pagamento do Auxílio Brasil NÃO CAIU, o que eu faço?

O Auxílio Brasil é um benefício assistencial do Governo Federal repassado para mais de 18 milhões de famílias brasileiras todos os meses.

O Auxílio Brasil, atualmente, é o maior programa de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social no país, que são aquelas que se encontram nas linhas de pobreza ou extrema pobreza. Entretanto, algumas vezes o benefício pode não cair na conta e, com isso, os beneficiários acabam ficando no prejuízo.

Quer entender por quais motivos isso acontece e como evitar ficar sem o repasse do benefício? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder informações importantes!

Alguma famílias que recebem o Auxílio Brasil mensalmente podem acabar se deparando com suas contas zeradas em algum momento. Entenda por quais motivos isso ocorre!
Algumas famílias que recebem o Auxílio Brasil mensalmente podem acabar se deparando com suas contas zeradas em algum momento. Entenda por quais motivos isso ocorre! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consultando a parcela do Auxílio Brasil

Desde agosto deste ano, o valor médio do auxílio passou de R$ 400 para R$ 600 e mais de 18 milhões de famílias foram contempladas. Entretanto, esse montante está previsto somente até dezembro deste ano, o que significa que no ano que vem as parcelas devem voltar ao valor original. Ademais, os valores referentes a outubro já foram pagos e o próximo calendário é o de novembro, que começa a ser distribuído a partir do dia 17.

Apesar disso, alguns beneficiários relataram que não estão recebendo os valores, pois quando consultam o pagamento em conta, o Caixa Tem aparece zerado. Nesse caso, é importante ficar atento às datas de liberação do auxílio previamente, pois pode acontecer alguma confusão com as datas de recebimento, que podem mudar bastante, visto alguns meses em que houve adiantamento.

Para saber quando vai receber o benefício, o cidadão deve gravar o número final do NIS, que é determinante para a data de repasse dos valores. A consulta ao benefício, por sua vez, pode ser feita através do próprio aplicativo do Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUS ou iOS: https://bityli.com/FwISrT), necessitando apenas do login e da senha. Se após a consulta na data correta o usuário perceber que não recebeu o repasse, saiba que isso quer dizer algumas coisas.

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Pagamento do benefício não caiu: entenda

Diante dessa situação, duas conclusões podem vir em mente: a primeira delas é um possível bloqueio da liberação. Isso acontece quando o Governo Federal identifica alguma inconsistência no cadastro da família no CadÚnico, através da análise mensal feita pelo Dataprev.

Aqui o importante é manter sempre o registro atualizado, seja quando houver alguma mudança no núcleo familiar (como alteração de endereço, morte ou nascimento de indivíduos, alteração de renda, etc.) ou a cada dois anos.

O segundo cenário pode ocorrer quando não há nenhuma irregularidade, mas ainda assim o beneficiário não recebe o pagamento. O que se pode fazer aqui é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal através do número 111 ou comparecendo a uma agência para questionar a situação.

Além disso, é importante que o usuário também faça uma reclamação online no site Fala.Br (https://bityli.com/Dcx1Z), clicando na opção “Reclamação” e respondendo a um questionário. Após detalhar a situação no site, o beneficiário pode clicar no botão “Consulte sua manifestação” para acompanhar a tramitação da reclamação e saber se ela foi acatada.

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