PERIGO! INSS pode autorizar empréstimo consignado SEM autorização de segurados? Atenção ao seu extrato!
Conheça todos seus direitos como segurado do INSS em relação ao empréstimo consignado e não deixe o Instituto “passar a perna” em você
Milhões de segurados do INSS estão preocupados com a possibilidade de terem um empréstimo consignado aprovado sem sua autorização.
A prática gera dúvidas e medo de descontos indevidos. Por isso, é essencial conhecer seus direitos para evitar surpresas em seu benefício.
Fique por dentro das regras e saiba como agir para evitar que o instituto aprove um empréstimo em seu nome sem sua permissão.
Esquema de fraude acende alerta para segurados do INSS
A questão da segurança dos segurados do INSS obteve grande relevância nos últimos tempos, especialmente após uma recente operação da Polícia Federal.
A investigação revelou um esquema fraudulento de desbloqueio indevido de benefícios para contratação de empréstimos consignados sem o conhecimento dos titulares. O tema levanta preocupações sobre a importância de manter um controle rigoroso no acesso a dados financeiros.
As investigações apontam para um esquema operado por duas estagiárias do INSS, que atuavam no estado do Ceará, e que, entre dezembro de 2022 e setembro de 2023, desbloquearam mais de 29 mil benefícios previdenciários.
Tais desbloqueios permitiram a realização de empréstimos consignados, sem o consentimento dos titulares. A gravidade do caso mostra a necessidade de atenção redobrada dos segurados ao acompanhamento de seus extratos e movimentações bancárias.
Uma das estagiárias do Instituto, por exemplo, foi responsável pelo desbloqueio de 12.055 benefícios entre dezembro de 2022 e agosto de 2023. A outra, por sua vez, liberou 17.137 benefícios entre maio e setembro de 2023. No total, 29.192 benefícios foram desbloqueados.
Saiba mais: INSS: novidade sobre crédito consignado exige atenção de TODOS os segurados; veja o que muda
Liberação de empréstimo consignado preocupa milhares
De acordo com as normas do INSS, os benefícios concedidos têm o desbloqueio automático para operações de crédito consignado bloqueado pelos primeiros 90 dias. Após esse período, o segurado pode solicitar a liberação para a contratação de empréstimos.
No entanto, caso o segurado não faça essa solicitação, o benefício permanece bloqueado, impedindo a realização de qualquer operação de crédito sem a sua autorização.
O caso, entretanto, revela falhas no sistema de segurança e controle. Isso porque permitiu que funcionários estagiários tivessem acesso a dados sensíveis e pudessem realizar desbloqueios sem a presença dos segurados.
Diante desse cenário, é fundamental que os beneficiários monitorem seus extratos com regularidade e fiquem atentos a qualquer movimentação financeira estranha. A recomendação é que os segurados do INSS utilizem o portal “Meu INSS” para acessar informações detalhadas sobre seus benefícios.
Assim, devem consultar periodicamente seus extratos bancários para verificar possíveis lançamentos relacionados a empréstimos consignados. Caso identifiquem alguma irregularidade, devem entrar em contato imediatamente com o INSS ou com a ouvidoria do Ministério da Previdência Social.
Veja também: INSS fiscaliza redes sociais? Saiba se o governo pode CORTAR benefício se NÃO gostar das suas publicações