Aumento no pagamento mensal dos benefícios do INSS? Saiba como conseguir!

Receber mais do INSS é uma opção para muitos usuários. Basta seguir dicas simples.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos quando o assunto é pagamento de benefícios. Ele é responsável pelas aposentadorias, pensões e até mesmo pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Dessa maneira, sempre que uma nova notícia acerca de aumentos na autarquia aparece, muitos buscam para saber qual dos beneficiários será recompensado. Veja a seguir a novidade nos pagamentos dessa modalidade. 

Aumento no pagamento mensal dos benefícios do INSS? Saiba como conseguir!
INSS tem possibilidade de aumento – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS terá aumento no benefício?

Muitas pessoas não sabem, mas o INSS paga várias categorias de benefícios para diversos segurados. Assim, são aproximadamente 36 milhões de pessoas recebendo através deste órgão. 

Sendo assim, existe algo que diversas pessoas possuem interesse em identificar quais são as maneiras de aumentar o benefício mensal. Pode-se considerar que é possível sim receber mais. Porém, depende bastante de qual a modalidade recebida. 

A opção que pode receber aumento é a aposentadoria por tempo de contribuição e também por idade. Outras opções são a pensão por morte, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros benefícios que estejam ligados à incapacidade. 

É importante citar que os passos para conseguir esse processo podem acabar mudando dependendo do benefício ter sido liberado ou não. 

Assim, existem algumas maneiras de solicitar esse pedido. Contudo, a melhor forma de conseguir o aumento do INSS que já foi concedido é através da solicitação de revisão. Contudo, é importante relatar que esse processo também pode diminuir a quantia. 

Por esse motivo, é extremamente necessário ter auxílio de um profissional previdenciário nesses casos. Isso porque ele pode orientar o processo garantindo que não haverá prejuízo para os segurados. 

Essa revisão pode ser solicitada diretamente pelo INSS ou mesmo por método judicial, caso seja necessário. Dessa maneira, se a pessoa tiver direito, seu benefício pode aumentar consideravelmente. Assim, a autarquia deverá pagar inclusive os valores atrasados. A pessoa poderá solicitar a revisão até 10 anos depois que a quantia foi concedida. 

As revisões podem ser feitas em duas formas. A primeira é a Revisão da Vida Toda, que busca considerar todos os pagamentos do interessante realizados mesmo antes de julho de 1994. Já a Revisão das Atividades Concomitantes considera apenas valores que devem ser acrescentados. Como exemplo temos os serviços simultâneos. 

Saiba mais: Aposentadoria aos 40, 50 ou 60 anos? Saiba mais sobre os requisitos do INSS

Como planejar o pagamento?

Os beneficiários que não conseguiram solicitar a aposentadoria devem realizar o processo de maneira diferente. Assim, o mais importante é planejar quais os detalhes da aposentadoria. Porém, esse procedimento pode ser feito de uma maneira melhor se forem supervisionados por um advogado. 

É necessário então juntar toda a documentação que possui e que seja relativa aos recolhimentos. Além de enviar o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o CTPS, holerites e demais documentos relativos ao trabalho. 

Já as pessoas que se encaixam em empregos como o serviço rural, militar ou que desempenham atividades em ambientes insalubres e com periculosidade também devem especificar este ponto. 

Se houver a possibilidade, é importante excluir as menores contribuições para a Previdência. Isso porque a aposentadoria é cobrada através da média dos salários recebidos. Ao excluir os menores, o valor da aposentadoria pode acabar subindo. 

Veja também: Saiba como contribuir para o INSS sendo autônomo: passo a passo