AUMENTO de quase 50% na conta de energia? Entenda a POLÊMICA

A Aneel pode estar prestes a aumentar a conta de luz dos brasileiros. Entenda as razões por trás disso.

Como muitos brasileiros bem sabem, a conta de energia pode ser uma das mais puxadas durante o mês, visto que se trata de um débito obrigatório e nada previsível. Mesmo com a bandeira verde, por exemplo, é possível que muitas famílias ainda paguem caro. Infelizmente, os valores tendem a ficar ainda mais expansivos em breve.

Caso você queira entender por quais motivos isso deve acontecer e quais regiões serão afetadas pelo aumento, continue acompanhando o texto a seguir para ficar por dentro de todas as novidades envolvendo o tema.

A conta de energia está pesada por aí? Saiba que ela pode aumentar ainda mais em breve. Entenda os motivos!
A conta de energia está pesada por aí? Saiba que ela pode aumentar ainda mais em breve. Entenda os motivos! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aneel pode aumentar valor da conta de energia na região

A princípio, recentemente a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs aumentar a conta de energia dos moradores de uma região específica em até 44%. Através dessa mudança, a conta de luz desse local seria considerada a mais cara de todo país, sendo que quem ocupa esse lugar no ranking, atualmente, é o Pará.

No caso, a mudança foi proposta para acontecer somente no estado do Amapá. Antes da aplicação, a proposta da Aneel ainda deve passar por audiências públicas, não podendo ser aprovada antes de uma análise. Em justificativa, a agência informou que a alta é derivada de uma revisão na base tarifária extraordinária, que foi requerida pelo órgão ainda em 2022.

Além disso, a Aneel informou que, ainda justificando o aumento da cobrança, os custos aumentaram há algum tempo, além disso, houve uma redução da concessão dos benefícios, nos anos que se passaram, bem como houve uma remuneração de investimentos.

Basicamente, o fim do crédito do PIS/Cofins junto à antecipação de recursos da privatização da Eletrobras fizeram com que a tarifa se elevasse em 14,9%. Posteriormente, vêm os investimentos relativos à privatização, que causaram outro aumento de 13,6%. Por último, a crise hídrica sofrida pelo país em 2021 também fez com que esses preços aumentassem em 9,86%.

Veja também: VITÓRIA para os brasileiros! Nova proposta da Aneel pode DIMINUIR tarifas da conta de luz

Posicionamento do governo do Amapá

Ademais, quando questionado sobre o aumento na conta de luz, o governador do Amapá, Clécio Luiz (Solidariedade), informou que está infeliz com a situação. Segundo ele, o reajuste é inaceitável e que o estado deve tomar medidas que forem necessárias dentro do Parlamento federal para lidar com a situação.

Clécio Luiz ainda informou sua intenção de “judicializar” a questão para que ela não se cumpra, de forma que os moradores da região não sofram com os aumentos do pagamento. Resta agora saber como será a tramitação da decisão e se o aumento realmente vai acontecer.

Vale lembrar que, em 2021, o estado realizou a venda da Companhia de Energia do Amapá (CEA) para a Equatorial Energia. Com isso, houve uma privatização do setor, o que causou também um aumento no valor do pagamento para a população,   que chegou a subir em cerca de 95%.

Veja também: DERRUBADA NO PREÇO: Chevrolet dá descontão de aproximadamente R$ 20 MIL em carro amado pelos brasileiros