3 dicas PRÁTICAS para aumentar o valor mensal do seu benefício INSS

É possível utilizar estratégias para solicitar revisões de aumento do benefício, confira.

Atualmente, existem mais de 36 milhões de pessoas no Brasil que recebem benefícios do INSS. E, muitas delas questionam-se em relação a como aumentar o valor do seu benefício. Apesar do que muitos pensam, isso é possível e pode ser feito através de algumas estratégias. A saber, após a concessão do benefício, os cidadãos têm até 10 anos para solicitarem algum tipo de revisão para aumento.

Ademais, devido a diversas alterações na legislação previdenciária nos últimos anos, o INSS pode cometer erros de cálculo. Sendo assim, os aposentados e pensionistas podem receber valores menores do que realmente é devido. Por isso, não só é possível como necessário conferir os valores. Quer saber mais sobre como é possível aumentar seu benefício? Acompanhe.

Existem estratégias que podem auxiliar os beneficiários a aumentar sua renda. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Como aumentar o valor mensal do seu benefício INSS

As regras referentes às aposentadorias e benefícios do INSS são extensas. Além disso, mudam constantemente com Reformas e emendas propostas pelo governo. Por isso, muitas pessoas deixam passar regras ou estratégias que podem aumentar o valor concedido pelo órgão. Abaixo, confira três dicas práticas que podem aumentar seu benefício, por meio de revisões.

Ainda, caso perceba que você se encaixa em alguma das situações expostas e pode aproveitar as dicas, entre em contato com uma assessoria jurídica para dar entrada em um pedido de revisão.

Veja também: Como passar pelo robô do INSS? Tecnologia é responsável por aprovar o desaprovar benefícios 

Descarte das contribuições mais baixas

É possível solicitar que o INSS desconsidere as contribuições mais baixas. Dessa forma, retira-se do cálculo esses valores que diminuem o cálculo total. Porém, é preciso atentar-se às novas regras da Reforma.

Caso tenha cumprido os requisitos para aposentar-se até 04/05/2022, é possível descartar salários que diminuem a sua média, desde que tenha tempo adicional ao tempo mínimo para aposentadoria. Além disso, caso tenha cumprido ou irá cumprir os requisitos para aposentadoria após 05/05/2022, é possível descartar os salários se tiver o mínimo de 108 contribuições após julho de 1994.

Ademais, o descarte de salários é indicado para todos os que possuem períodos de contribuição baixa. Além disso, é ideal que também tenha um bom tempo de contribuição.

Inclusão de tempo insalubre

Muitos aposentados atuaram em atividades que, de alguma forma, colocavam sua saúde, vida ou integridade física em risco. Dessa forma, para essas pessoas, o governo oferece uma aposentadoria especial. Entretanto, muitos profissionais, no momento de solicitação da aposentadoria, não cumprem todos os requisitos para encaixe nessa modalidade, seja por não ter o tempo mínimo exigido ou outro motivo.

Porém, com o auxílio de um advogado é possível converter esse tempo insalubre, solicitando um novo cálculo de tempo de contribuição, através de uma revisão. Sendo assim, todos que tenham exercido atividades consideradas insalubres, expostos à agentes nocivos ou atividades perigosas, podem pedir essa revisão. O INSS irá calculá-la de acordo com a atividade e período.

Inclusão de atividade militar

Esta também é uma estratégia pouco conhecida pela população. A saber, todos que tenham realizado serviço militar, voluntário ou obrigatório, podem solicitar revisão caso o tempo não tenha sido computado no momento da concessão do benefício. Ainda, esse benefício não se restringe apenas ao Exército, incluindo também a Aeronáutica e a Marinha.

Veja também: Brasileiros podem ter direito a 24 benefícios do INSS: confira os detalhes e requisitos para receber