É possível aumentar a restituição do Imposto de Renda 2023? Saiba como!

Existem algumas maneiras que podem aumentar o valor recebido através da Restituição do Imposto de Renda; confira quais.

Milhares de brasileiros têm até o dia 31 de maio para cumprir com uma importante obrigação: a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. Embora seja uma atividade periódica, muitos têm dúvidas sobre como esse processo é feito, sobretudo no que diz respeito à Restituição. Afinal, existe alguma maneira de aumentar o valor recebido na Restituição do Imposto de Renda? De antemão, podemos adiantar que sim, e é isso que iremos explicar. Veja nas linhas abaixo!

Confira as situações em que isso pode acontecer. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Aprenda a aumentar o valor recebido através da Restituição do Imposto de Renda 2023

Como adiantamos, existe uma forma de aumentar o valor recebido na Restituição do Imposto de Renda. Isso porque algumas despesas podem ser deduzidas da base de cálculo do tributo. Todavia, para fazer isso é necessário apresentar todos os comprovantes e recibos dessas transações. Dessa forma, aqueles que têm o hábito de guardar esses itens, na maioria das vezes conseguem aumentar o valor de restituição.

Saiba também: Preciso incluir meu VEÍCULO na DECLARAÇÃO do Imposto de Renda 2023? Confira as regras 

Afinal, quais gastos são deduzidos?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não são todos os gastos que podem ser deduzidos. A princípio, a Restituição do Imposto de Renda é possível nos seguintes casos:

  • Doações;
  • Gastos com dependentes; e
  • Gastos relacionados à educação, à saúde e à previdência privada.

Com relação à educação, a dedução acontece sobre os gastos com ensino Fundamental, Técnico, Médio, Graduação e Pós-graduação. Entretanto, como é de se imaginar, gastos com cursos preparatórios, de idiomas ou com materiais, por exemplo, não entram na dedução.

Ainda assim, isso só é possível quando o contribuinte opta pelo modelo de declaração completo. O modelo simplificado determina que o limite máximo de abatimento seja de 20% sobre a base do imposto de renda, com valor limitado a R$16.754,34.

Já os contribuintes que costumam fazer doações para fundos municipais, projetos aprovados pelo Ministério do Esporte ou da Cultura têm a possibilidade de deduzir até 6% da base do tributo.

Ademais, outra situação em que é possível aumentar o valor da Restituição do Imposto de Renda é quando se tem dependentes. Nesses casos, o contribuinte pode conseguir abater até R$ 2.257 da declaração. Contudo, é necessário estar atento à idade em que isso é possível, que é 21 anos ou 24 (desde que os filhos estejam matriculados no ensino Superior ou Técnico).

Por fim, os pais que pagam pensão alimentícia aos filhos ou cônjuges também têm a possibilidade de ter o valor abatido do Imposto de Renda. Em casos que isso está previsto em ação judicial, o contribuinte pode conseguir abater o valor integral.

Atenção: guarde os comprovantes!

As situações mencionadas nas linhas acima podem fazer com que você aumente o valor de Restituição do Imposto de Renda. No entanto, em todos os casos, isso só será possível se você, como contribuinte, apresentar todos os recibos e notas fiscais devidamente identificados.

Aliás, todo cuidado é necessário, mesmo que você já tenha entregado a declaração. Diante disso, a recomendação é para que você guarde esses documentos por pelo menos cinco anos, prazo em que a receita pode intimar o contribuinte. Por esta razão, mesmo que já tenha entregue tudo, mantenha esses documentos guardados.

Veja mais: Como faço para PARCELAR o Imposto de Renda? Vale a pena?