Passo a passo para AUMENTAR a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; todos vão receber o dinheiro de volta?

Todos os anos, além da declaração do Imposto de Renda, ocorre também a restituição dos valores para os contribuintes. Confira prazos e veja como aumentar a quantia da sua restituição.

Como é de conhecimento geral, anualmente é feita a cobrança do Imposto de Renda no nosso país. Por meio do Imposto de Renda, o governo federal brasileiro fica a par dos rendimentos dos cidadãos do Brasil e, dessa maneira, pode identificar possíveis fraudes de cunho financeiro. Além disso, por meio do tributo o Governo consegue angariar fundos para investir em setores públicos, como a educação.

Para os contribuintes, portanto, a declaração deste tributo é de suma importância. Negligenciar essa atividade pode gerar inúmeros problemas do indivíduo para com a Receita Federal. Mas, declarar o Imposto de Renda também possui inúmeras vantagens e pode ser um ato bastante benéfico. Entenda melhor.

É possível aumentar valores. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça melhor a restituição do Imposto de Renda

Como já estabelecemos anteriormente, a cobrança do Imposto de Renda acontece no Brasil todos os anos. O cidadão brasileiro que deve efetuar a declaração do imposto, detalha em sua declaração a respeito de todos os rendimentos que obteve durante um ano. Além disso, devem constar também nos documentos quaisquer riquezas ou posso de bens que possam estar no nome do contribuinte.

Vale enfatizar que a declaração do Imposto de Renda detalha a respeito dos rendimentos do ano anterior à declaração. Sendo assim, se você for entregar a documentação esse ano, deve fazer isso referentemente aos rendimentos do ano de 2022.

Caso você não saiba ainda, algumas mudanças acontecem para o Imposto de Renda em 2023. Então, tanto quem já declara o tributo há muito tempo, quanto quem vai declarar pela primeira vez, deve prestar bastante atenção aos critérios que serão introduzidos esse ano.

Primeiramente, para este ano haverá uma alteração em quem deve enviar a documentação de fato. Em 2023, quem obtiver rendimento mensal de até 2 salários mínimos está isento do imposto.

Além disso, houve também um alargamento no prazo para que contribuintes enviem as suas declarações. O período maior servirá para que cidadãos declarantes tenham maior tempo para enviar as declarações e, assim, consertar quaisquer possíveis erros que possam constar nos documentos. O prazo para o envio se iniciou na última quarta-feira, dia 15, e vai até o dia 31 de maio.

Veja também: Valores esquecidos precisam ser declarados no Imposto de Renda? Saiba a verdade

Como aumentar a restituição?

Muitos contribuintes já devem saber que boa parte dos seus rendimentos vão embora ao declarar o Imposto de Renda. A restituição, portanto, serve para efetuar a devolução de parte dos valores declarados pelos contribuintes.

Entretanto, é importante enfatizar que não são todas as pessoas que declaram o Imposto de Renda que tem direito à essa devolução. A restituição é destinada apenas aos cidadãos brasileiros que declaram mais renda que o necessário.

A Receita Federal do Brasil já divulgou o calendário para a restituição em 2023. Dessa forma, começando no dia 31 de maio (também o último dia para enviar as declarações), os contribuintes irão começar a receber os valores. A restituição será paga em 6 lotes e deve ir até o mês de setembro.

Muitos declarantes esperam altos valores da restituição e, para quem não sabe, é possível sim aumentar a quantia que você receberá. Para isso, é necessário declara o máximo de despesas possível, e quanto mais despesas dedutíveis, melhor será o valor da sua restituição.

Despesas como gastos com a educação ou pensão alimentícia são deduções já conhecidas. Atos referentes à saúde como cirurgias, próteses e exames também podem ser deduzidos.

Sendo assim, se você quiser uma boa quantia na restituição do Imposto de Renda é importante detalhar profundamente os seus gastos durante o ano, e incluir todos aqueles que serão dedutíveis. Entregue sua documentação o quanto antes, e não perca o prazo final.

Veja também: Sou MEI, como faço a declaração do Imposto de Renda?