Atualize o CadÚnico pela INTERNET e não corra o risco de perder o Auxílio Brasil

Cadastro Único pode ser atualizado de forma online ou presencial

O Auxilio Brasil é uma assistência social do governo que paga uma quantia de R$400 às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. O programa surgiu como uma proposta do Ministro da Economia no ano de 2021 de forma a substituir o até então Bolsa Família e outros programas sociais.

Dessa forma, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para ter direito ao benefício. Assim, o Cadastro Único, por sua vez, surgiu para que os governos municipais, estaduais e federal pudessem ter acesso às famílias que estão em situação de vulnerabilidade econômica.

Confira a seguir como manter o Cadastro Único atualizado para não perder o direito ao Auxílio Brasil.

Atualize o CadÚnico pela INTERNET e não corra o risco de perder o Auxílio Brasil
Atualize o Cadastro Único para não perder seus benefícios. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Atualize o Cadastro Único pela internet

O prazo para a atuação do cadastro das famílias inscritas no CadÚnico acaba hoje. Conforme já divulgado, essa atualização deve ser feita a cada dois anos, para que as mudanças da família sejam relatadas e o governo esteja ciente. Ainda, os responsáveis familiares que não atualizarem as informações correm o risco de perder o direito de receber o Auxilio Brasil.

Assim, existem duas formas de realizar a mudança na inscrição no programa. Em primeiro lugar, é possível ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para que o procedimento seja realizado. Para as famílias que possuem alguma pendência, como a averiguação do cadastro, o processo deve ser feito necessariamente  de forma presencial.

Agora, se esse não é o seu caso, realizar o processo pela internet pode otimizar o seu tempo. Logo, se você está apto a realizar a atualização pelo aplicativo, basta baixar a plataforma do Cadastro Único no seu celular, disponível para iOS e Android () ou até mesmo no site do Ministério da Cidadania (gov.br/cidadania/pt-br) Ao entrar em qualquer uma das duas plataformas, você deve procurar a opção de “Atualização cadastral por confirmação“ e cumprir o que for solicitado. Ainda, para conseguir acessar o Cadastro Único é necessário ter conta no site do gov.br, que pode ser criada a qualquer momento, inclusive no processo de atualização.

Dessa forma, manter o seu cadastro atualizado permite que você não perca os benefícios referentes não só ao Auxilio Brasil, mas também Vale-gás e Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Veja mais: Ainda não usa o novo app do CadÚnico? Fique por dentro de todas as novidades!

Saiba mais sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único funciona como um instrumento de coleta de dados e informações que tem como objetivo identificar todas as famílias brasileiras de baixa renda. Isso serve para que essas famílias possam ser incluídas em programas sociais e de redistribuição de renda.

Além disso, o projeto surgiu durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em outubro de 2001. Ainda, os principais informações dos membros das famílias que o programa existe são:

    • Características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, presença de tratamento de água, esgoto e lixo);
    • Composição familiar (número de pessoas, quantidade de gestantes, mulheres amamentando, deficientes físicos, idosos e mães);
    • Identificação de documentação civil de cada membro da família;
    • Nível escolar de todos os membros;
    • Qualificação profissional e de mercado de todas as pessoas da família.

Confira também: ATENÇÃO: termina esta semana o prazo para atualizar o CadÚnico; não perca seus benefícios!