Atrasar o IPVA pode gerar risco de PERDER o carro? Entenda os perigos do não pagamento

O pagamento do IPVA é de grande importância para quem tem veículos e não pagá-lo pode gerar problemas infindáveis no futuro.

O início de cada ano traz consigo uma certeza para os proprietários de veículos no Brasil: é hora de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Enquanto alguns se organizam para quitar o imposto à vista, outros optam pelo parcelamento. Porém, o que ocorre quando o IPVA não é pago?

Confira abaixo as consequências e entender como você pode resolver essa situação complicada, caso já esteja enfrentando-a.

Vai pagar o IPVA? Veja quais as consequências de atrasar a entrega dos valores.
Vai pagar o IPVA? Veja quais as consequências de atrasar a entrega dos valores. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consequências do não pagamento do IPVA

O IPVA é um tributo obrigatório que, se não pago, pode levar a diversas consequências negativas para o motorista e para o veículo.

A falta de pagamento desse imposto não é apenas uma questão burocrática, mas pode afetar diretamente sua mobilidade e seu bolso. Veja o que pode acontecer:

  • Apreensão do veículo: Durante uma blitz, se descoberto que o IPVA está atrasado, o veículo pode ser guinchado para o pátio do Detran. Isso não só gera um transtorno enorme como também pode acarretar custos adicionais com a estadia do veículo no pátio.
  • Restrição para venda ou transferência: Se você planeja vender seu veículo, o IPVA atrasado pode ser um grande empecilho. Qualquer dívida atrelada ao veículo precisa ser resolvida antes que a transferência de propriedade possa ser realizada.
  • Pagamento à vista: Esqueça o parcelamento se você deixou o IPVA atrasar. O pagamento deverá ser realizado à vista, o que pode representar um desafio financeiro adicional.
  • Multa e juros: Além do valor original do imposto, o atraso acarreta a aplicação de uma multa de até 20% sobre esse valor, mais acréscimos de juros. Esse aumento pode tornar o débito ainda mais pesado.

Não perca: Você pode tirar sua CNH sem pagar NADA nestes estados: confira a lista e participe!

Apreendeu o carro por IPVA atrasado? Veja como resolver

Se o seu carro foi apreendido devido ao atraso no pagamento do IPVA, o primeiro passo é regularizar a situação. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Visite o Detran: Dirija-se ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mais próximo para obter informações específicas sobre a situação do seu veículo.
  2. Quitar os débitos: Será necessário pagar não só o IPVA atrasado, mas também quaisquer outras multas e taxas acumuladas, como a estadia do veículo no pátio.
  3. Multa por infração gravíssima: Prepare-se para pagar a multa fixa de R$ 293,47 e receber sete pontos na carteira, uma vez que isso é resultado da infração gravíssima registrada.
  4. Risco de leilão: Se o veículo permanecer no pátio por mais de 60 dias, ele pode ser avaliado e, eventualmente, levado a leilão. Portanto, é crucial agir rapidamente para evitar perder seu carro dessa maneira.

Veja outros: Como obter a CNH gratuitamente em 3 passos e garantir sua aprovação no Detran

Prevenção: melhor que remediação

A melhor estratégia é, sem dúvida, prevenir essas situações. Organize-se financeiramente para pagar o IPVA dentro do prazo, seja à vista ou parcelado, conforme sua capacidade financeira.

Lembre-se de que veículos com mais de 15 anos de fabricação geralmente são isentos do IPVA, mas isso varia de acordo com a legislação de cada estado.

Pagar o IPVA em dia evita uma série de dores de cabeça e custos adicionais.

Além disso, manter seu veículo regularizado não apenas facilita sua vida no dia a dia, como também preserva seu valor em caso de venda ou troca.

Se você encontrou-se nessa situação, agora sabe exatamente como resolver e, mais importante, como evitar no futuro.

Acompanhe mais: Detran faz MUTIRÃO para emitir CNH rapidamente em 10 regiões diferentes: veja se VOCÊ pode aproveitar!