Atenção, MEI: cuidado com os GOLPES via PIX que estão fazendo vítimas da categoria

Segundo informações da Receita Federal, os MEIs precisam se atentar à possibilidade de golpes.

O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo do ranking dos países que mais realizam transferências bancárias em tempo real. Frente a isso, o que impulsionou esse crescimento foi justamente a criação do pix, sistema instantâneo e gratuito. Entretanto, ele também se tornou uma porta de entrada para golpes diários.

Nesse sentido, se você é microempreendedor individual (MEI), é bom ficar atento à possibilidade de ser lesado através dessa ferramenta. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o artigo a seguir.

Se voc~e é MEI, fique atento à possibilidade de sofrer com golpes do pix
Se você é MEI, fique atento à possibilidade de sofrer com golpes do pix / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

MEI deve ficar atento à possibilidade de golpe do pix

A princípio, se por um lado o surgimento do pix facilitou (e muito) as transações bancárias, por outro ele abriu precedentes ainda maiores para que golpistas aplicassem esquemas em pessoas desavisadas. Diariamente, diversos criminosos atraem vítimas para o que ficou famoso como “golpe do pix”, seja através de perfis falsos, de malwares ou de links maliciosos.

Recentemente, frente a esse problema, a Receita Federal chegou a emitir um novo comunicado para alertar tanto os empresários que tenham enquadramento no Simples Nacional quanto microempreendedores individuais (MEIs) sobre um novo golpe. Trata-se de mensagens falsas que oferecem o desconto em pagamentos importantes, enviadas através do WhatsApp.

Assim, prometendo trazer economia para as vítimas, esses criminosos enviam o conteúdo e esperam que as vítimas façam transferências para receberem descontos em diversos pagamentos. Em resposta, a Receita Federal informou que não realiza nenhum tipo de procedimento semelhante, o que atesta que se trata de mais uma fraude.

Veja também: MEI 2024: confira quais são as OBRIGAÇÕES da classe no próximo ano

Como a Receita Federal deve entrar em contato?

Em síntese, é importante salientar que a Receita Federal não entra em contato com os contribuintes. Isso quer dizer que o órgão não envia o Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pessoalmente, seja por e-mail, seja por WhatsApp, já que ele fica disponível nos aplicativos oficiais. Além disso, a autarquia também não oferece descontos para pagamentos no pix.

Para ter acesso ao DAS, é necessário que o contribuinte acesse os seguintes links:

  • Portal Simples Nacional: https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/;
  • Portal e-CAC: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login;
  • App do MEI (Android: https://curtlink.com/l21lNf ou iOS: https://curt.link/1iG0rM).

Em qualquer um desses endereços, é necessário fazer login com um acesso específico, normalmente a conta do Gov.br que tenha um nível ouro ou prata.

Como posso evitar cair em golpes do pix?

Por fim, agora você já sabe que a Receita Federal não entra em contato para solicitar pagamentos e que a quitação dos débitos deve partir do próprio MEI. Tendo isso em mente, evite:

  1. Abrir links suspeitos enviados por contatos que você não conhece, seja por e-mail, por SMS ou por WhatsApp;
  2. Não baixe arquivos enviados através de canais suspeitos, como links, PDFs ou mesmo aplicativos;
  3. Caso suspeite de algum contato, bloqueie imediatamente;
  4. Não passe seus dados pessoais através da internet, especialmente fotos de documentos ou dados bancários de qualquer tipo.

Veja também: COMUNICADO: MEIs estão liberados para comprarem carro 0km com até 30% de desconto