Ataques israelenses atingem capital síria em meio a apoio a minoria árabe

Na quarta-feira, Israel realizou uma série de ataques aéreos na capital síria, Damasco. A operação é parte de uma campanha que, segundo Israel, busca apoiar a comunidade Druze, um grupo árabe que tem enfrentado confrontos com as forças do governo sírio.

Durante a transmissão ao vivo de um canal de TV sírio, um vídeo mostrava o momento em que o prédio do Ministério da Defesa foi atingido, causando um momento de tensão, onde o âncora foi obrigado a se refugiar. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, comentou sobre os ataques, afirmando que “os golpes dolorosos começaram”.

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmou em uma coletiva de imprensa que os alvos incluíam não apenas o ministério, mas também uma área próxima ao palácio presidencial de Damasco. Segundo informações do ministério da Saúde da Síria, pelo menos 13 pessoas ficaram feridas devido aos bombardeios.

Israel tem realizado ataques aéreos em solo sírio para proteger a comunidade Druze, que recentemente se envolveu em conflitos com tribos beduínas na cidade de Suwayda, no sul da Síria. Esses confrontos levaram a uma intervenção das forças do governo sírio.

A situação chamou a atenção do governo dos Estados Unidos, que descreveu o cenário como “preocupante”. O enviado especial dos EUA para a Síria, Tom Barrack, teria solicitado a Israel que interrompesse os ataques, indicando a preocupação com a escalada de violência.

Apesar disso, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, reafirmou a importância da operação para “prevenir danos à comunidade Druze” e proteger a fronteira sul de Israel. O ministro Katz declarou que as IDF continuarão operando com rigor em Suwayda, visando eliminar as forças que atacaram os Druze até que se retirem completamente da área.

Katz também se dirigiu aos Druzes em Israel, assegurando que eles podem contar com o apoio das Forças de Defesa de Israel para proteger seus irmãos na Síria. O primeiro-ministro israelense, Netanyahu, e Katz reafirmaram seu compromisso com essa ajuda.

Mais cedo no mesmo dia, as IDF informaram que tinham atacado a entrada do prédio do ministério de Defesa. A TV estatal síria reportou que dois civis ficaram feridos devido a esse primeiro ataque.

A situação é monitorada de perto, pois os eventos estão em desenvolvimento e novas informações devem surgir nas próximas horas.