Veja a lista DEFINITIVA dos alimentos que você NUNCA DEVE aquecer no micro-ondas

Ainda que o micro-ondas seja um grande facilitador de vidas, existem alguns alimentos que devem ser totalmente mantidos longe do item, tendo em vista os efeitos que o superaquecimento pode causar.

A facilidade dos eletrodomésticos, como a Air Fryer e o micro-ondas, é reconhecida e inegável para absolutamente toda e qualquer pessoa. Esses eletrodomésticos são responsáveis por facilitar a rotina de toda pessoa, principalmente para aqueles que contam com horários restritos e limitados.

Neste sentido, ao levar-se em conta o micro-ondas, que, aliás, já existe há mais tempo, é comum que a grande maioria das pessoas tenha um em casa. Normalmente, o item é utilizado para aquecer refeições, mas nada impede que ele também prepare alguns alimentos de forma prática.

Por outro lado, é preciso ter em mente que o micro-ondas nem sempre deve ser uma opção para determinados alimentos. Isto é, de forma mais clara, determinados alimentos devem ser totalmente mantidos longe do item, tendo em vista o que o superaquecimento proposto por ele pode gerar.

Micro/ondas
Cuidados com o item / Foto: divulgação

Cuidados indispensáveis e pouco conhecidos que todos devem ter ao utilizar o micro-ondas

Bem, assim como dito, o micro-ondas, e várias outras tecnologias do tipo, são responsáveis por garantir uma série de facilidades aos indivíduos. Ter um micro-ondas em casa pode garantir que os trabalhadores que têm apenas 1 hora de almoço possam ter um tempo para descansar, visto que o item leva menos de 4 minutos para superaquecer uma refeição.

Por outro lado, ainda que o micro-ondas tenha todas as facilidades descritas, seu uso também implica alguns cuidados essenciais. Primeiramente, é preciso ter em mente que todo alimento levado ao micro-ondas deve estar devidamente tampado.

Isso porque o item, como o próprio nome menciona, emite micro-ondas que podem conter vestígios de radiação, como por exemplo. Assim sendo, a tampa impede que essas micro-ondas possam ser levadas diretamente ao alimento, sendo “barradas”.

Outro ponto importante é que nem todos os materiais podem ir ao item. Essa limitação acontece porque alguns materiais podem soltar substâncias tóxicas, como o isopor, e outras podem apenas não suportar o calor em questão, como plásticos frágeis.

Veja também: 7 coisas que você NÃO pode fazer no churrasco: risco de INXOTICAÇÃO ALIMENTAR

Alimentos que não devem ser levados ao item – veja quais são e entenda o porquê

Conseguinte às menções descritas anteriormente, ainda é preciso ressaltar que alguns alimentos não devem, sob hipótese alguma, serem levados ao micro-ondas. Nesse caso, os fatores podem ser extremamente variados, como por exemplo, os riscos de chamas e/ou apenas pela perda de fatores importantes.

Em relação aos alimentos que podem resultar em chamas, tem-se aqueles que não suportam altas temperaturas, correndo o risco de pegar fogo. Além disso, tem-se também aqueles que podem ficar “soltos” dentro do micro-ondas, impedindo que o item funcione como deveria. Alguns exemplos são:

  • Folhas de alface;
  • Repolho;
  • Folhas de couve;
  • Cascas;
  • Farinhas (sem recipiente);
  • Entre outros.

Por outro lado, existem alguns alimentos que, além de não serem indicados para irem ao micro-ondas, ainda podem perder a textura, o sabor e a consistência, são eles:

  • Ovos com casca;
  • Pão;
  • Pimenta;
  • Carnes processadas;
  • Uvas;
  • Frutas cítricas;
  • Alimentos que estejam congelados e armazenados em recipientes frágeis;
  • Tomates.

E aí, já anotou em um caderninho?!

Veja também: 7 alimentos que você deve PARAR de comer: motivos são INACREDITÁVEIS