INSS: aprenda a usar o simulador e descubra quanto tempo falta para você conseguir se aposentar

Aprenda agora mesmo a calcular o tempo que falta para você se aposentar; simulador tem facilitado a vida de milhões de pessoas

A aposentadoria é um benefício pelo qual muitos brasileiros aguardam. A cada dia, mês e ano de trabalho, a expectativa por um descanso merecido não para de crescer. Por esse motivo, decidimos divulgar este comunicado para que você aprenda a usar o simulador e descubra quanto tempo falta para se aposentar.

Prossiga com a leitura e saiba mais sobre a aposentadoria do INSS e quando você terá acesso ao seguro previdenciário mais importante do país.

INSS: aprenda a usar o simulador e descubra quanto tempo falta para você conseguir se aposentar
Funcionamento do simulador do INSS! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Expectativa crescente

No Brasil, a expectativa em relação à aposentadoria dos trabalhadores tem sido pauta constante de discussões. Isso se deve, em grande parte, à complexidade e os desafios enfrentados pelo sistema previdenciário.

Com as constantes mudanças nas leis e reformas previdenciárias, muitos trabalhadores manifestam preocupações em relação à idade mínima e ao tempo de contribuição. Afinal, são critérios necessários para alcançar a aposentadoria. Logo, os trabalhadores vêm temendo uma prolongada permanência no mercado de trabalho antes de poderem desfrutar de uma aposentadoria plena.

A crescente preocupação também gira em torno da incerteza sobre a sustentabilidade do sistema previdenciário, o que pode acabar pressionando as futuras gerações de trabalhadores. Isso tudo porque a população está ficando cada vez mais velha.

Além disso, a falta de planejamento financeiro adequado e de educação previdenciária contribui para a ansiedade dos trabalhadores em relação ao seu futuro financeiro, levando muitos a buscar alternativas complementares de investimento e previdência privada para garantir uma aposentadoria mais confortável.

Diante desse contexto, é fundamental que haja uma maior conscientização e educação em relação à importância do planejamento financeiro de longo prazo e da previdência complementar, a fim de garantir uma segurança financeira de estabilidade no período pós-trabalho.

Por fim políticas públicas que visem promover a inclusão e o acesso a formas de previdência privada para a população em geral podem contribuir para reduzir a insegurança e a ansiedade relacionadas à aposentadoria.

Veja também: Passo a passo para solicitar o benefício por incapacidade temporária do INSS

Aprenda a usar o simulador do INSS

Seja como for, aqueles que vão se aposentar pelo INSS não aguentam mais esperar para se aposentar, especialmente após mudanças nos requisitos básicos para o pedido (tempo de contribuição e idade mínima).

Pensando nisso, decidimos te mostrar como funciona o simulador da autarquia, para que você possa sanar todas suas dúvidas. A seguir, descubra de uma vez por todas quanto falta para ter o seu descanso tão merecido do trabalho.

Assim, esta é a melhor forma de prever o quanto de remuneração vai receber, se deverá contribuir por mais tempo e quando ficará elegível para o envio de documentos e solicitação da aposentadoria.

Vale lembrar que, em alguns casos, é preciso que você consulte um advogado previdenciário para lidar com toda a papelada para o INSS.

Sem mais delongas, saiba como utilizar o simulador do órgão previdenciário com o seguinte passo a passo:

  • acesse o site oficial do INSS e logue com seu CPF e senha. Se não tiver uma senha cadastrada, siga as instruções para criar uma;
  • vá até a seção ‘Serviços’ e encontre a opção ‘Simular Aposentadoria’. Geralmente, essa alternativa fica listada nos ‘Mais Acessados’.
  • em seguida, o sistema fornecerá informações essenciais, como sua idade, gênero e tempo de contribuição. Além disso, fornecerá o prazo que falta para você se aposentar, considerando as regras atuais; e
  • ao final da operação, se preferir, você pode optar por baixar um arquivo PDF que contém todos os dados da simulação.

O link para o site é: https://bit.ly/3Q6qXkA.

Saiba mais: Pago o INSS por conta própria: quanto preciso contribuir para aposentar com mais que um salário mínimo?