Aprenda a identificar se o combustível do seu carro ou moto está ADULTERADO

Os sinais podem indicar que a gasolina ou o etanol foram batizados. É simples de identificar, basta ficar atento ao funcionamento do carro e ao preço dos combustíveis.

Os proprietários de veículo sabem bem que não é nada fácil mantê-lo no Brasil, são diversos custos que envolvem desde a compra do carro ou moto até o pagamento de impostos, a regularização de documentos, a alta dos combustíveis e a manutenção. Os gastos podem ser ainda maiores se o motorista abastecer com combustível adulterado.

A qualidade da gasolina ou etanol diz muito sobre o funcionamento do veículo e pode comprometer a utilização do mesmo e gerar despesas ainda maiores com oficina e mecânico. Os combustíveis adulterados não apenas aumentam o consumo, como também podem danificar o sistema de injeção do motor.

Para evitar um grande problema, o condutor deve ficar atento com os postos onde faz o abastecimento, alguns sinais são perceptíveis e indicam que o combustível foi adulterado. Ao perceber que algo está errado deve-se evitar abastecer naquele posto e assim conseguir fugir do prejuízo. Vamos ver como identificar os sinais.

Aprenda a identificar se o combustível do seu carro ou moto está ADULTERADO
O funcionamento do motor, o consumo e o preço dos combustíveis são alguns dos sinais. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Preço e consumo do combustível adulterado

O preço dos combustíveis no Brasil está bem caro, com a média nacional de 8 a 14 de janeiro acima de R$ 5, o valor pode variar a depender do estado, mas sempre apresenta uma constante dentro de uma mesma cidade. Com isto em mente, sempre desconfie se algum posto de combustível oferecer um preço muito abaixo da média que se encontra nos demais estabelecimentos.

Isso pode ser um sinal de que a gasolina e o etanol comercializados não são de qualidade. A orientação é para que o consumidor escolha sempre os postos que fazem parte de redes com programas de certificação e qualidade.

A gasolina adulterada costuma ser encontrada com um aumento do percentual de etanol em sua composição, a lei só permite 27% de etanol na gasolina. Com uma maior quantidade de álcool o veículo passa a consumir mais combustível. O indicado é levar o carro para revisão e se estiver tudo certo trocar de posto.

Veja também: Confira o valor da GASOLINA e do ETANOL nas bombas; preço subiu?

Escute o seu carro

O motor com mal funcionamento é um dos primeiros indícios de que tem algo errado. Os sinais mais comuns são a demora para dar partida, vibrações em excesso, dificuldade de acelerar, perda de performance e lentidão. Outro indicativo de gasolina adulterada é a mistura com solventes químicos, que à princípio não alteram o funcionamento do motor.

Os efeitos negativos são percebidos a longo prazo pois, o solvente derrete o sistema de injeção, o que pode causar o vazamento de gasolina e entupir os bicos injetores. Existe uma luz no painel dos carros, com desenho de um motor, que quando acessa indica problema no sistema de injeção, o que pode significar muita água na composição do etanol, oxidar e corroer as peças do sistema eletrônico.

Observe o escapamento do carro, se estiver saindo mais água do que o normal e por um bom tempo pode ser sinal de que o etanol está batizado. Outro sinal é o barulho que o carro faz, se perceber um barulho de batida de pino pode ser que a composição do combustível tenha metanol, um álcool tóxico e proibido por lei que causa danos graves no motor.

Veja também: Qual combustível está valendo mais a pena, GASOLINA ou ETANOL? Confira os preços!