Financiamento imobiliário: aprenda a amortizar o pagamento usando o seu FGTS

Sabemos que a aquisição da casa própria é um grande sonho para muitas pessoas, e entender como utilizar o FGTS nesse processo pode ser de grande ajuda.

Você finalmente encontrou o imóvel dos seus sonhos e conseguiu financiá-lo. Agora, surge a dúvida: será que você pode utilizar o FGTS para amortizar o pagamento? Essa é uma questão importante, pois usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser uma ótima maneira de acelerar o pagamento do financiamento e reduzir o valor das parcelas.

Aprenda a diminuir as prestações do seu financiamento. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Reduzindo o valor da sua dívida com o FGTS

Antes de qualquer coisa, é fundamental verificar se o seu contrato de financiamento permite o uso do FGTS para amortização. Nem todos os contratos permitem essa possibilidade, e as regras podem variar de acordo com a instituição financeira. Portanto, antes de realizar qualquer movimentação do seu fundo de garantia, é importante consultar o contrato e entrar em contato com a instituição financeira para saber se essa opção está disponível para você.

Caso o uso do FGTS para amortização seja permitido, é importante ficar atento às regras estabelecidas pela instituição financeira. Geralmente, é necessário esperar um determinado período de tempo desde a assinatura do contrato de financiamento para fazer a primeira utilização. Esse período pode variar, mas costuma ser de pelo menos dois anos. Além desse requisito, as instituições exigem possuir no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, mesmo que não seja consecutivo, o imóvel a ser financiado deve estar no nome do trabalhador ou de um dependente. Vale ressaltar que o valor utilizado para a amortização não poderá ultrapassar 80% do saldo total existente na conta do FGTS.

Geralmente, é necessário apresentar alguns documentos como o extrato do FGTS, a cópia da carteira de trabalho e o contrato de financiamento. A empresa avaliará a solicitação e, se aprovada, fará a amortização do saldo devedor do financiamento. O valor amortizado será abatido do saldo devedor, o que reduzirá o valor das parcelas ou o prazo para quitação do financiamento.

Veja também: Saque seu FGTS em apenas 10 minutos e SEM sair de casa!

Como solicitar?

Procure o banco onde o contrato foi estabelecido e solicite a utilização do seu FGTS para abater até 80% de cada prestação, até o limite de 12 prestações em atraso.

Condições

  • O valor máximo de avaliação do imóvel deve ser de até R$ 1,5 milhão.
  • O trabalhador precisa ter 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, ininterruptos ou não. Lembrando que não há necessidade de estar com contrato de trabalho ativo.
  • Proibido possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência.
  • Proibido ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação – SFH.
Utilizar o fundo de garantia para amortizar o pagamento do financiamento imobiliário pode ser uma excelente estratégia para acelerar a quitação do seu imóvel e reduzir o valor das parcelas. Verifique se o seu contrato permite essa possibilidade, consulte as regras da instituição financeira, atente-se aos prazos e limites estabelecidos, e tenha em mente que essa opção só pode ser utilizada a cada dois anos.