Apps podem gravar conversas sem seu conhecimento
Para que os aplicativos consigam acessar o microfone do seu celular, seja no iOS ou no Android, é comum que o sistema peça a sua autorização. Essa solicitação acontece especialmente quando você começa a usar recursos que envolvem gravação de áudio, como enviar mensagens de voz no WhatsApp ou no Messenger. Mas nem todos os aplicativos são tão diretos assim.
Embora não exista uma lista específica de aplicativos potencialmente problemáticos, muitos usuários se preocupam que alguns deles possam tentar usar essa permissão para ouvir conversas, já que os smartphones têm essa capacidade técnica. Vale lembrar que o microfone fica ativado em algumas situações, como quando você ativa assistentes virtuais como a Siri ou o Google Assistant com um simples comando de voz. Essa função pode facilitar o trabalho para aplicativos indesejados.
Por isso, mesmo com as barreiras de segurança que existem para evitar vazamentos de informações, é importante ficar alerta aos aplicativos que podem estar escutando suas conversas privadas. O bom é que há várias maneiras de se proteger.
Como proteger as conversas: medidas para ampliar a privacidade
Embora não haja provas concretas de que aplicativos consigam acessar conversas sem a sua permissão, você pode implementar algumas práticas para deixar seu celular mais seguro:
- Desative ou limite o acesso dos assistentes virtuais ao microfone;
- Revise as permissões que você deu para cada aplicativo;
- Considere usar aplicativos focados em privacidade e firewalls;
- Utilize bloqueadores físicos de microfone, como capas específicas;
- Mantenha o sistema operacional do seu celular sempre atualizado;
- Monitore os aplicativos instalados e desinstale aqueles que não usa;
- Desative configurações automáticas nos navegadores do celular;
- Fique de olho no uso de dados dos aplicativos;
- Prefira aplicativos de mensagens que ofereçam criptografia de ponta a ponta.
Com essas dicas, você pode praticamente blindar seu celular, garantindo mais proteção para suas conversas e informações pessoais. Assim, fica mais fácil usar o aparelho com tranquilidade.