App Meu Gov.br do governo reúne 7 funções INCRÍVEIS para facilitar a sua vida; veja como usar

Governo Federal também é digital! Aprenda o passo a passo de como utilizar o aplicativo e ter acesso a utilidades práticas para todo cidadão.

O app Meu Gov.br já está disponível para aparelhos celulares com sistemas Android e iOS. Mas o mais interessante diz respeito a importância de tal ferramenta.

Para quem não sabe, o app reúne diversos serviços trabalhistas, fiscais, tributários e sociais que podem ser rapidamente acessados. Se você quer saber mais sobre isso, não deixe de ler nossa matéria a seguir.

App Meu Gov.br do governo reúne 7 funções INCRÍVEIS para facilitar a sua vida; veja como usar
Conheça o app Meu Gov.br – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aplicativo foi criado para facilitar a vida do cidadão

Criado em julho de 2019, o aplicativo Meu Gov.br já nasceu pensando nas facilidades que poderia fornecer ao cidadão brasileiro. Com ele, o trabalhador consegue consultar sistemas fiscais, tributários além de conseguir acessar diversos documentos dentro da plataforma.

Desde abono salarial à saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), muitos serviços podem estar a um toque de qualquer pessoa. E seu cadastro é extremamente simples de fazer, necessitando apenas do número do seu CPF e uma senha a ser registrada.

Baixe o app Meu Gov.br no link abaixo:

  • https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica/baixar-app-govbr

Veja também: Comunicado para os brasileiros que utilizam o app do Caixa Tem: confira!

Confira 7 funções extremamente úteis do app Gov.br

1 – Tire sua Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho é um dos documentos mais importantes do brasileiro, por conta de conter todo o histórico profissional da pessoa. Desse modo, ela pode ser emitida através do aplicativo Meu Gov.br,bastando usar o CPF para obter a versão digital do documento.

Para fazer tal solicitação, siga esse procedimento:

  1. Abra o app e vá em “Buscar serviços”, ou digite “Carteira de Trabalho” no campo de buscas;
  2. Logo depois, selecione “Obter Carteira de Trabalho”;
  3. Na área de cadastro, pressione “Iniciar” para o processo de inclusão de dados.

2 – Consulte e solicite a devolução de Valores a Receber

Outra funcionalidade bastante interessante é a consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR) que verifica no banco de dados do Banco Central se há dinheiro esquecido em alguma instituição financeira.

Para iniciar o processo, siga esse procedimento:

  1. Abra o app e vá em “Buscar serviços”, ou digite “SVR” no campo de buscas;
  2. Na sequência, toque em “Consultar e solicitar a devolução de Valores a Receber”.

3 –  Receba o Abono Salarial

Mais uma importante função é a consulta do abono Salarial PIS/PASEP para os trabalhadores. Para acessar esse procedimento, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o app e vá em “Buscar serviços”, ou digite “Abono Salarial” no campo de buscas;
  2. Toque na opção “Receber abono salarial” e então pressione “Iniciar”;
  3. O Meu Gov.br direciona a pessoa para o Portal Emprega Brasil, direto para a opção “Abono Salarial”.

4 – Saque os valores disponíveis do FGTS e PIS/PASEP

Além de consulta, cotas do PIS/PASEP e valores liberados do FGTS podem ser obtidos através do Meu Gov.br. O procedimento segue o padrão abaixo:

  1. Abra o app e vá em “Buscar serviços”, ou digite o benefício desejado no campo de buscas;
  2. O app o direcionará para a loja virtual onde terá o aplicativo FGTS para o restante das consultas.

5 – Emita sua certidão de regularidade fiscal

Se você não sabe, deveria conhecer a Certidão de Regularidade Fiscal (CND) que busca comprovar que todos os débitos e impostos de uma pessoa física ou jurídica estão regulares perante a Fazenda Nacional.

Para isso, faça o seguinte procedimento:

  1. Abra o app e vá em “Buscar serviços”, ou digite “CND” no campo de buscas;
  2. Logo depois, toque em “Emitir certidão de regularidade fiscal”;
  3. Na guia “Etapas para a realização deste serviço”, o Meu Gov.br apresentará os links das páginas do Ministério da Fazenda para a emissão do documento.

6 – Consulte a restituição do seu imposto de renda

Mais um importante serviço online feito pelo Meu Gov.br é a Restituição do Imposto de Renda que é o valor excedente devolvido ao contribuinte que pagou os tributos federais.

Siga o roteiro abaixo:

  1. Abra o app e vá em “Buscar serviços”, ou digite “Imposto de renda” no campo de buscas;
  2. Em seguida, vá direto em “Consultar restituição do imposto de renda”;
  3. Pressione “Iniciar”;
  4. Você será enviado para o site do Ministério da Fazenda, onde seus dados deverão ser preenchidos para eventual consulta.

7 –  Consulte suas dívidas e pendências fiscais

Por fim, verificar dívidas e pendências fiscais com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) é sempre uma dor de cabeça. Pois bem, não é mais. No Meu Gov.br você pode verificar o diagnóstico fiscal, além de emitir DARF para pagamentos de tributos e outros débitos.

Faça este passo a passo:

  1. Abra o app e vá em “Buscar serviços”, ou digite “Consultar dívidas e pendências fiscais” no campo de buscas;
  2. Em seguida, selecione a opção correspondente;
  3. Acontecerá um direcionamento para uma página externa;
  4. Toque em “Iniciar” para ser enviado para o site do Ministério da Fazenda e o portal do Centro Virtual de Atendimento.

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