App baixado mais de 100 mil vezes na Play Store contém malware escondido; seus dados podem ser roubados através do aplicativo?

Saiba como se proteger

Como todos sabem, computadores e celulares estão sujeitos a perigosos vírus e malwares. Como estamos cada vez mais conectados com nossos smartphones, eles se tornam os primeiros a detectarem esse mal moderno principalmente quando adquirimos algum aplicativo nas lojas virtuais como a Google Play Store. Mas como se proteger e o que fazer nesses casos?  Saiba mais no nosso artigo.

app vírus play store
App baixado mais de 100 mil vezes na Play Store contém malware escondido – Imagem: Reprodução YouTube

O que são malwares?

A Google Play Store é uma das lojas virtuais mais utilizadas de sempre e por isso inspiraria confiança, correto? Errado! Esses ambientes não são tão seguros quanto pensamos pela quantidade de malwares que existem na rede. Mas o que seriam esse chamados malwares? Bom, basicamente são quaisquer tipos de softwares feitos intencionalmente para causar danos a um computador, servidor ou a uma rede de dispositivos. E agora também em celulares smartphones.

Veja também: Novo malware pode roubar informações bancárias de celulares Android facilmente; cuidado!

App com malware é baixado direto da Google Play Store

E recentemente, uma renomada empresa de segurança identificou um malware em dispositivos Android que se disfarça como uma aplicativo de criação de conteúdo animado para roubar senhas do Facebook. E o pior: ele já foi instalado em mais de 100 mil dispositivos através de downloads da Google Play Store.

Trata-se do Craftsart Ferramentas de fotos de desenhos animados, onde aparentemente, os usuários sobem uma foto afim de transformá-la em uma animação. Porém, dentro do aplicativo existe um arquivo cavalo de Tróia chamado FaceStealer que rouba senhas da rede social instalada em nossos telefones.

Uma vez dentro do perfil, o FaceStealer toma as credenciais de acesso e as para um servidor de comando para que seja possível para hackeá-la. Esta prática já foi utilizada em outras aplicações no passado, então não se trata de um método desconhecido.

A empresa responsável pelo Craftsart disse se tratar de uma sabotagem para inserir fragmentos de códigos maliciosos em um aplicativo legítimo. Seja como for, após centenas de milhares de reclamações e em um curto período de tempo, felizmente Craftsart foi imediatamente removido da Google Play Store afim de não causar mais nenhum dano para os usuários da loja virtual. Portanto, não se esqueça: sempre preste atenção antes de baixar aplicativos desconhecidos. Uma olhada nas avaliações antes é uma boa medida antes de colocar seus aparelhos em risco.

Veja também: App malicioso pode roubar seus dados; se você baixou este aplicativo, desinstale imediatamente!