Para se aposentar em 2023 ESTAS são as regras; confira!

Regras para se aposentar podem se alterar com os anos; entenda!

Muitos trabalhadores sonham com o momento de conseguirem se aposentar. No entanto, as regras para conseguir se aposentar foram alteradas por conta do texto da Reforma da Previdência de 2019. Dessa maneira, quem está se iniciando no mercado de trabalho, agora, só poderá se aposentar mais tarde.

Todavia, para não prejudicar os trabalhadores que já são contribuintes da Previdência e estavam há poucos passos de terem a aposentadoria do INSS concedida, houve a aprovação de regras de transição e alterações feitas de forma gradativa. Logo, é preciso estar atento a elas para saber como funcionará o processo para se aposentar.

Para se aposentar em 2023 ESTAS são as regras; confira!
Interessados em se aposentar devem estar atentos às regras / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aposentar em 2023

Em primeiro lugar, é importante destacar que todos os anos as regras sofrem pequenas alterações, como já dito, de forma gradativa, para que se possa atingir as determinações finais previstas pelo texto da Reforma da Previdência. Assim, para se aposentar em 2023, é necessário que o segurado se enquadre em pelo menos uma das seguintes situações: regra de aposentadoria por idade mínima, por pontos ou por idade.

Idade mínima progressiva

No caso da primeira forma, a aposentadoria por idade mínima progressiva, considerada uma regra de transição, as pessoas que desejam se aposentar em 2023 devem obedecer aos critérios:

Para as mulheres, é preciso ter 30 anos de contribuição e 58 anos de idade. Já para os homens, é necessário ter 35 anos de contribuição e 63 anos de idade. Como o próprio nome diz, a idade mínima é progressiva e, portanto, a cada ano adiciona-se mais um semestre. O intuito é de que em 2027 chegue-se à idade de 65 anos para os homens e de 62 para as mulheres.

Veja também: INSS: Confira 2 situações que podem te AJUDAR na hora de se aposentar

Quais outras modalidades?

Aposentadoria por pontos

Quanto à aposentadoria por pontos, deve-se somar o tempo de contribuição à idade e, dessa maneira, atingir o valor mínimo de 90 pontos para mulheres e 100 pontos para os homens. Além disso, ressalta-se que a contribuição mínima deve ter sido de 30 anos para o primeiro grupo e de 35 para o segundo.

Os pontos também mudarão progressivamente todos os anos e, em 2033, as mulheres deverão atingir 100 pontos e, os homens, 105 pontos. 

Aposentadoria por idade 

De acordo com as regras, em 2023 será necessário que a aposentadoria por idade seja, para mulheres, de 62 anos, mais 15 de contribuição, no mínimo, e para os homens, 65 anos de idade, mais 15 de contribuição, no mínimo.

Recomenda-se buscar um profissional especializado em caso de dúvidas, para que ele possa auxiliá-lo em todo o processo de solicitação da aposentadoria.

Veja também: Novo lote de aposentadorias e pensões é LIBERADO pelo INSS; confira as datas com os pagamentos