Os aposentados e pensionistas que perceberam descontos indevidos em seus benefícios do INSS vão ter uma boa notícia em 2025: eles poderão sacar um valor extra.
Recentemente, no dia 24, o INSS iniciou os pagamentos para aqueles que decidiram aceitar o acordo proposto pela instituição, visando a devolução desses descontos não autorizados. É bom saber que existe um prazo para a contestação e para a adesão ao acordo, que vai até o dia 14 de novembro. Quem aceitar o acordo já poderá ver a confirmação do pagamento liberada rapidamente.
A partir dessa confirmação, o INSS promete que o pagamento será feito em até 30 dias. O presidente do INSS, Gilberto Waller, garantiu que todas essas restitações devem ser concluídas até o final de 2025. Além de devolver o valor descontado, o ressarcimento também vai chegar corrigido pelo IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
Como o INSS vai devolver esses valores?
Os pagamentos, que começaram no dia 24, serão creditados na conta dos beneficiários que aceitarem o acordo. Como já mencionado, o INSS se compromete a realizar esses pagamentos em até 30 dias.
Afinal, como aderir ao acordo?
Para aderir, o beneficiário precisa primeiro contestar o desconto indevido e aguardar a resposta da entidade por 15 dias. Se nada for contestado neste período, o INSS disponibiliza o acordo diretamente pelo aplicativo Meu INSS. Também é possível fazer essa adesão em uma agência dos Correios.
Se a entidade não aceitar a contestação, você ainda pode optar por aceitar a justificativa dela, contestar novamente se houver suspeita de falsidade ideológica ou afirmar que não reconhece a assinatura.
Como aceitar o acordo pelo app Meu INSS?
Usar o aplicativo Meu INSS é uma solução prática para quem quer fazer a adesão ao acordo sem sair de casa. Veja como é simples:
- Acesse o app Meu INSS com seu CPF e senha.
- Clique em “Consultar Pedidos” e depois em “Cumprir Exigência” para cada pedido (se houver mais de um).
- Role até o último comentário, leia tudo com atenção e, onde diz “Aceito receber”, marque “Sim”.
- Clique em “Enviar”.
- Pronto! Agora é aguardar o pagamento.
Informações como essas são essenciais para que aposentados e pensionistas fiquem a par dos seus direitos e saibam como se beneficiar dessa restituição.