Pensando em solicitar a aposentadoria por INVALIDEZ? Confira quais doenças mais AFASTAM trabalhadores

Se você está pensando em se aposentar por invalidez, confira abaixo quais doenças mais afastam o trabalhador.

Milhares de trabalhadores, anualmente, acabam se aposentado devido a algum problema de saúde que os impede de continuar suas atividades laborais. Mesmo aqueles que não se aposentam podem conseguir, pelo menos, o recebimento do auxílio-doença. Para isso, é importante conferir as regras da aposentadoria e quais doenças mais afastam essas pessoas.

Se você ficou curioso para saber quais as causas de afastamento mais comuns em 2023, continue acompanhando o texto a seguir e entenda com mais facilidade como funcionam esses benefícios!

Antes de solicitar a aposentadoria por invalidez, veja quais doenças incapacitantes mais afastam trabalhadores!
Antes de solicitar a aposentadoria por invalidez, veja quais doenças incapacitantes mais afastam trabalhadores! / Foto: divulgação

Entenda como funciona a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença

A princípio, antes de falar sobre as doenças, é importante saber o que configura a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença.

Auxílio-doença

Primeiramente, o auxílio-doença é um benefício temporário pago aos trabalhadores que precisam se ausentar de suas atividades por um período maior do que 15 dias, entregue pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para ter acesso a esse benefício, é necessário ter contribuído com a autarquia por, pelo menos, doze meses. Além de ter a qualidade de segurado, é importante passar por uma perícia médica, que vai comprovar a doença e se ela é apenas temporariamente incapacitante.

Aposentadoria por invalidez

Em seguida, a aposentadoria por invalidez é indicada nos casos em que o trabalhador não pode mais atuar em sua área devido a alguma debilidade que não vai se curar com o tempo. Além disso, a pessoa não pode conseguir sequer ser realocada em outra função.

Normalmente, é necessário ter uma contribuição também de doze meses, mas, dependendo da invalidez, o trabalhador pode conseguir se aposentar sem necessitar de carência. Por isso é importante passar pela perícia médica, que vai determinar a gravidade da situação e liberar a concessão.

Veja também: Desvendando o mistério: o que é preciso para APOSENTAR com o TETO do INSS?

Quais doenças mais afastam trabalhadores?

Agora que você entendeu como funcionam os principais benefícios do INSS para quem possui uma doença, é necessário saber quais delas, em 2023, mais afastam os trabalhadores de seus exercícios laborais.

De acordo com um levantamento do Ministério da Previdência Social, levando em consideração dados entre janeiro e julho deste ano, o INSS concedeu cerca de 21.455 benefícios por incapacidade neste ano. As doenças que mais afastaram os trabalhadores brasileiros foram:

  1. Leiomioma do útero (tumor benigno): 21.455 afastamentos;
  2. Transtorno do disco lombar e outros presentes na coluna: 21.326 afastamentos;
  3. Dor lombar baixa: 21.166 afastamentos;
  4. Fratura do rádio (punho): 19.677 afastamentos;
  5. Demais transtornos de discos intervertebrais: 18.400 afastamentos;
  6. Tendinite no ombro: 15.579 afastamentos;
  7. Pedra na vesícula: 15.114 afastamentos;
  8. Hérnia inguinal (na virilha): 14.646 afastamentos;
  9. Lesões no ombro: 14.046 afastamentos;
  10. Transtornos internos nos joelhos: 13.711 afastamentos.

Caso você esteja passando por algum problema de saúde e queira saber se tem direito à aposentadoria por invalidez ou então ao auxílio-doença, é importante fazer a solicitação do benefício diretamente ao INSS. Para isso, você pode utilizar o app do Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul). Lembrando que é necessário marcar atendimento com a perícia médica.

Veja também: Quem JÁ é aposentado pelo INSS pode continuar trabalhando registrado?