Aposentadoria com 51 anos? Saiba qual a idade definida pelo INSS

Trabalhador pode ter aposentadoria do INSS com 51 anos?

O momento da aposentadoria é muito aguardado por muitos trabalhadores no país. Isso ocorre porque, depois de décadas trabalhando, finalmente os ex-funcionários podem aproveitar os seus dias para descansarem, se dedicarem à casa ou à família e também às atividades que eles, de fato, gostam de desempenhar, ou seja, os hobbies. No entanto, após a Reforma da Previdência de 2019, que foi aprovada, muitas pessoas podem ter dúvidas de como estão as regras atuais para se aposentar.

Isso acontece já que há várias mudanças nas regras, e também as chamadas regras de transição, que passaram a existir para que os trabalhadores próximos de solicitar a aposentadoria não tivessem tantos prejuízos. Além disso, uma outra dúvida ser a respeito da idade para se aposentar: é possível ter 51 anos e solicitar ao INSS a aposentadoria? Veja mais a seguir.

Aposentadoria com 51 anos? Saiba qual a idade definida pelo INSS
Saiba mais sobre a aposentadoria do INSS / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Regras da aposentadoria para 2023

O primeiro tipo de aposentadoria que vamos abordar é o da aposentadoria por pontos. Assim, ela se trata do número mínimo de pontos que o segurado deve ter para solicitar a aposentadoria. Em 2023, as mulheres devem somar 90 e os homens 100.

A pontuação advém da idade do trabalhador mais o tempo de contribuição, sendo que a contribuição para as mulheres deve ser de 30 anos, pelo menos, e dos homens 35. A previsão é de que haja o aumento de 1 ponto por ano, até que as mulheres, em 2033 atinjam 100 ponto e os homens, em 2028, 105.

Outra aposentadoria é a por idade progressiva, que também muda até que em 2027 a idade para os homens seja de 65 anos e, das mulheres, em 2031, seja de 62. Em 2023, a regra é de que as mulheres tenham 58 anos e 30 de contribuições, e os homens 63 de idade e 35 de contribuição.

Além disso, a aposentadoria por tempo de contribuição requer, no próximo ano, pelo menos, 15 anos de contribuição e idade de 65 anos para homens. E, para as mulheres, no mínimo 15 anos de contribuição e 62 anos de idade.

Veja também: INSS oferece 13 tipos de aumentos em aposentadorias e benefícios; confira quais você pode ter direito

É possível se aposentar pelo INSS com 51 anos?

Porém, é possível se aposentar com 51 anos, ou seja, com uma idade um pouco menor do que a média de aposentadoria. Uma das formas é pela regra do pedágio de 50%, válida para quem estava com menos de 2 anos para se aposentar quando a Reforma da Previdência entrou em vigor.

Para os homens, é preciso ter 33 anos de contribuição e, para as mulheres, 28 anos de contribuição. O tempo é considerado até a vigência da Reforma. Adiciona-se a isso o período adicional, que se corresponde a 50% do tempo, que faltaria para atingir 35 anos e 30 anos de contribuição, respectivamente.

Outra maneira é pela aposentadoria especial do INSS. Dessa maneira, ela contempla quem trabalhou em ambientes com periculosidade ou insalubridade. Com a reforma, é preciso somar a idade com o tempo de contribuição, levando em consideração também o tempo exposto na atividade de risco.

Assim, os pontos são 66, 76 ou 86, variando o anos de exposição no trabalho de risco: 15, 20 ou 25 anos, respectivamente. Com isso, pode ser possível se aposentar aos 51 anos. Recomenda-se buscar um profissional da área para saber mais detalhes.

Principais aposentadorias do INSS

Por fim, é importante lembrar que não existe apenas um tipo de aposentadoria ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Ou seja, são vários os tipos de benefícios da Previdência Social. E alguns deles são apenas para quem vai se aposentar – de diferentes maneiras.

Confira, a seguir, quais são as principais aposentadorias do INSS em 2022:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição por pontos: a Reforma da Previdência prevê a Regra de Transição para quem trabalhava antes da Reforma e para quem entrar depois de novembro de 2019;
  • Aposentadoria especial: voltada para quem trabalhou em ambientes insalubres ou perigosos;
  • Tempo de contribuição com atividade especial: quem não trabalhou o tempo mínimo em atividade especial pode somar os tipos de contribuições;
  • Por idade urbana: finalmente, o mais tradicional. Requisitos são: 65 anos de idade para o homem ou 62 anos de idade para a mulher.

Veja também: Aprenda a CONTRIBUIR com o INSS mesmo sem estar trabalhando; contribuição garante benefícios