Anticoncepcional masculino ficará pronto em POUQUÍSSIMO tempo; método contraceptivo terá efeitos colaterais?

Entenda como vai funcionar o anticoncepcional masculino que vai chegar no Brasil em breve!

Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais no mundo todo, muitas pessoas estão optando por virarem pais e mães mais tarde. Ou seja, a procura por contraceptivos ainda é muito grande. 

Por isso é importante ficar ligado para essa novidade que pode revolucionar a indústria farmacêutica e a vida de muitas pessoas. O primeiro anticoncepcional masculino está quase pronto e deve se espalhar rapidamente. Entenda e saiba como funciona!

Anticoncepcional para homem
Entenda como funciona o anticoncepcional masculino e quais são os efeitos (foto: divulgação)

Como funciona o anticoncepcional masculino – Risug

Antes de mais nada, você já ouviu falar da sigla Risug? Pois esse é o nome dessa novidade criada pelo Instituto Indiano de Tecnologia que promete mudar a vida de muitas pessoas. 

O significado de Risug é Inibição Reversível do Esperma Sob Controle, em tradução para o português. 

E como vai funcionar esse anticoncepcional para homens? De acordo com os cientistas, o Risug é uma vacina que possui um efeito de até 10 anos. 

Mas muita calma: o anticoncepcional masculino é reversível – como indica o nome. Segundo os testes realizados até agora, uma injeção de bicarbonato de sódio e água é capaz de reverter a situação.

Veja também: Ir ao banheiro de madrugada é um mal hábito? Significa que estou com algum problema?

Injeção anticoncepcional masculina é confiável?

Como qualquer medicamento ou produto desse tipo, a liberação do anticoncepcional masculino só vai acontecer depois de confirmada a sua segurança. 

Contudo, é importante lembrar que até o momento os testes mostraram 97% de eficácia. No principal teste feito com 300 voluntários na Índia, o produto se mostrou efetivo em quase todos os casos, o que é um ótimo indicador. 

Agora a liberação do Risug depende exclusivamente da aprovação das autoridades sanitárias no país. Depois disso, a comercialização pode começar a acontecer aos poucos, de acordo com aprovação de outras autoridades. 

Mas na prática, como funciona a ação do anticoncepcional masculino?

Ele é um gel feito de polímero, ou seja, não é um hormônio. A saber, ele vai revestir os dois canais que transportam os espermatozoides e impedir a “viagem” deles junto aos líquidos seminais. 

Ou seja, é mentira que o homem fica “seco”, como já dizem algumas fake news. O que acontece é apenas o impedimento da fertilização do óvulo. 

Efeitos colaterais do anticoncepcional masculino

É importante lembrar que todos os medicamentos correm o risco de efeitos diversos em algumas pessoas. 

A saber, os cientistas afirmam que os efeitos colaterais do anticoncepcional masculino Risug são:

  • Dor na região da virilha (moderada); 
  • Inchaço escrotal. 

Segundo os primeiros estudos, esses efeitos podem sumir dentro do período de um mês. Lembrando que o anticoncepcional feminino oral mais tradicional também produz muitos efeitos colaterais até mesmo piores para as mulheres. Esses são, em geral, hormônios que desregulam o corpo. 

Quando anticoncepcional masculino vai chegar no Brasil?

Por fim, ao que tudo indica a liberação do anticoncepcional masculino vai acontecer em, no máximo, 12 meses. Ou seja, em breve deve estar no mercado. 

O anticoncepcional para homens no Brasil deve chegar, portanto, em 2023 se tudo der certo e houver a aprovação dos órgãos responsáveis. 

Lembrando, finalmente, que o anticoncepcional masculino não evita doenças. Por isso, os especialistas recomendam sempre o uso de preservativo e o cuidado com o/a parceiro/a. 

Veja também: TRUQUE para descobrir qual será a altura dos seus filhos; é surpreendente!