É realmente possível ANTECIPAR a aposentadoria do INSS? Saiba mais

Existem alguns fatores que podem permitir que os trabalhadores se aposentem com antecedência pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consiste em uma autarquia do governo federal brasileiro que se encontra vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, responsável por receber as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.

A Previdência Social, por sua vez, é responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e também outros benefícios que estão previstos no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado.

Muitas pessoas se perguntam se existe a possibilidade de antecipar a aposentadoria do INSS. Portanto, confira a seguir se esse processo de antecipação pode de fato ocorrer.

É possível antecipar aposentadoria do INSS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais são os tipos de aposentadoria do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante que todos os trabalhadores brasileiros possam usufruir do sistema previdenciário ao decorrer da sua vida laboral. A aposentadoria tem como objetivo principal garantir uma renda mensal para os trabalhadores quando já não estão mais exercendo a sua mão de obra, para que possam desfrutar do período de descanso tendo acesso a uma segurança financeira.

É possível ter acesso a diversos tipos de aposentadoria, mas cada uma conta com os seus requisitos específicos, como idade mínima e tempo de contribuição. Dessa forma, é importante ter conhecimento entre a diferença dos benefícios para saber quais são os seus direitos.

Nos últimos anos, no entanto, a aposentadoria do INSS passou por algumas mudanças significativas nas suas regras, o que gerou diversas dúvidas na cabeça dos trabalhadores. É importante estar atento às informações atualizadas para ter acesso a uma aposentadoria tranquila.

Para ter acesso a uma das aposentadorias disponibilizadas pelo INSS, é necessário seguir alguns critérios específicos. Os requisitos costumam estar relacionados à idade e tempo de contribuição do segurado, que podem variar conforme o tipo de aposentadoria que será solicitada.

Sendo assim, em primeiro lugar, é necessário se cadastrar na autarquia como segurado, por meio do site ou aplicativo da autarquia, ou até mesmo em uma agência da Previdência Social. Após ser feito o cadastro, é necessário passar a contribuir mensalmente para o INSS, seja por meio da carteira de trabalho assinada, de forma autônoma ou contribuindo como segurado facultativo.

No caso da aposentadoria por idade, os homens devem ter no mínimo 65 anos idade e as mulheres 60 anos, além de ambos terem que ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos. A aposentadoria por tempo de contribuição, por sua vez, exige que as mulheres tenham contribuído por pelo menos 30 anos e os homens por 35 anos.

Confira também: Menor taxa de consignado do INSS da história? Confira as últimas informações sobre possível reformulação

É possível antecipar a aposentadoria?

O INSS permite que sejam feitos dois tipos de antecipação da aposentadoria: por meio da aposentadoria por tempo de contribuição com pedágio e aposentadoria por idade. No primeiro lugar, o trabalhador que ainda não atingiu o tempo mínimo de contribuição pode optar por cumprir um pedágio de 50% sobre o tempo que falta.

Para a aposentadoria por idade, o trabalhador que atingiu a idade mínima mas não possui tempo suficiente de contribuição, ainda pode solicitar a aposentadoria, mas o valor do benefício pode ser reduzido devido aos fatores previdenciários.

Saiba mais: Comunicado para TODOS os brasileiros que desejam solicitar aposentadoria específica através do INSS