Aluguel de iPhones e iPads diretamente com a Apple: conheça o plano de assinatura mensal

Projeto promoverá mudança no modelo de negócio da empresa. Saiba mais.

De acordo com a plataforma americana Bloomerang, a Apple busca desenvolver um sistema de assinatura para o uso de seus produtos. A empresa cobrará uma taxa mensal de modo a possibilitar que diversos novos usuários utilizem seus aparelhos. A ideia é que, em vez de comprar um aparelho físico, o consumidor se torne um assinante dos seus produtos. O programa servirá então como um forma de alugar os aparelhos, sejam eles Iphones ou Ipad’s.

Nesse caso, ao aderir ao programa, o consumidor se tornará um assinante dos produtos da Apple. Dessa forma, a cada nova versão dos seus aparelhos no mercado, o usuário poderá apenas realizar a troca pelo mais novo. O lançamento do programa está previsto para o ano de 2023. Ainda não há confirmação por parte da Apple. Confira mais detalhes abaixo.

Programa é uma tendência da empresa americana. (Imagem: Divulgação).

Estratégia

O novo modelo proposto está alinhado com as alterações que a empresa vem promovendo nos seus negócios relativos ao serviço de assinaturas. Para se ter noção, nos últimos anos a empresa já lançou planos como os de música (Apple Music), streaming de vídeo (Apple TV+), notícias (Apple News+), exercícios físicos (Apple Fitness+) e games (Apple Arcade).

Todos os serviços propostos estão ligados a Software. Por exemplo, no ano de 2019 a empresa promoveu um modelo de assinatura de garantia estendida, chamado AppleCare. Neste sentido, parece ser uma tendência da empresa em trazer novas fontes de receita baseadas na oferta de serviços por assinatura, visto que já houve uma mudança inicial na maneira com que a companhia lida com seus aparelhos.

Também, desde o ano de 2015 a empresa oferece um programa chamado de “Iphone Upgrade Program”. Este por sua vez garante ao consumidor que, depois de um ano de uso do aparelho comprado com a garantia estendida (AppleCare), poderá trocar seu aparelho por um mais recente sem perder a validade da assinatura.

Veja também: App de internet grátis; Usuários alegam usufruir de internet ilimitada, mas isso é possível?

Como funcionará?

Apesar de ainda não confirmado pela empresa, o novo plano permitiria a junção dos pagamentos. Dessa forma, em vez de pagar pelos planos de assinatura dos serviços Apple e também pelo custo do seu aparelho, o consumidor poderá unir todos os pagamentos em um único plano mensal.

No Brasil já existem serviços semelhantes aos pretendidos pela Apple. O banco Itaú, por exemplo, tem um programa que, a partir de um pagamento mensal, permite a troca para um novo aparelho após o lançamento de uma nova edição do celular.

Veja também: Banco digital oferece R$ 20 para se cadastrar; promoção também pode beneficiar terceiros!