É verdade que as ALTAS temperaturas podem ESTRAGAR o celular? Proteja seu aparelho antes que seja tarde demais

O calor intenso que está fazendo nos últimos dias pode acabar prejudicando seu aparelho.

O calor extremo pode ser muito incômodo não só para as pessoas, que acabam sofrendo com diversas consequências da alta temperatura, mas também prejudica aparelhos eletrônicos, como o celular. Nos últimos dias, os brasileiros se depararam com uma alta bastante notável, que fez com que muitos percebessem os prejuízos da alteração climática.

Dessa forma, se você tem um celular e quer saber se esse calor todo pode acabar prejudicando seu aparelho a longo prazo, continue acompanhando o texto a seguir e fique por dentro das dicas para te ajudar com isso.

O calor pode acabar prejudicando seu celular de diversas formas. Veja o que fazer para proteger seu aparelho!
O calor pode acabar prejudicando seu celular de diversas formas. Veja o que fazer para proteger seu aparelho! / Foto: Paulo Pinto – Agência Brasil / Foto: divulgação

Afinal, o calor pode estragar um celular?

Como dito anteriormente, o calor pode, sim, prejudicar aparelhos eletrônicos, em especial o celular. No caso, o item mais sensível às temperaturas elevadas é a bateria. Com o tempo e muito contato com ambientes extremamente quentes, ela pode acabar inchando, vazando e perdendo sua capacidade de uso.

Quando um celular fica muito quente, ele pode acabar reduzindo sua performance para tentar compensar esse problema, o que acaba gerando lentidão e até travamento na hora de utilizar certos sistemas. Por essa razão, é muito importante evitar deixar o aparelho tomando sol ou em contato com locais muito quentes, como próximo de aparelhos elétricos.

Veja também: Está AFUNDADO em DÍVIDAS e não sabe mais o que fazer? Calma, ainda há solução!

Dicas para proteger seu celular de danos com a temperatura

Dessa forma, se você quer saber como proteger seu celular nesse calorão, confira algumas dicas importantes para seguir abaixo.

Não o deixe em locais diretamente iluminados

Primeiramente, se você estiver fora ou dentro de casa, evite deixar seu celular em algum ambiente que possa haver incidência direta da luz do sol. Isso pode acabar superaquecendo o aparelho muito rápido, fazendo com que ele fique danificado com o passar do tempo.

Tire a capinha para carregar

Quando estiver carregando seu celular, especialmente nesse calor, há outro cuidado a se tomar. Ao carregar o aparelho, naturalmente ele já fica mais quente, pois está recebendo energia elétrica.

Algo que pode piorar esse estado é o calor natural do ambiente, mas também o uso de capinhas enquanto o dispositivo está recebendo a carga. Portanto, algo que pode ajudar é remover a capinha, pelo menos durante o carregamento.

Desligue, se necessário

Outra coisa que pode acontecer é o celular esquentar demais enquanto você o utiliza. Portanto, algo que pode resolver um pouco do problema é desligar o aparelho e deixá-lo descansando por uns minutos em local arejado. Assim, você evita que ele fique superaquecido.

Atualize os aplicativos

Por fim, outra coisa que pode ajudar bastante é atualizar os aplicativos que você já tem. Por incrível que pareça, quando desatualizados, eles podem gerar superaquecimento, devido à necessidade do aparelho em rodá-los. Portanto, mantenha tanto eles quanto o sistema sempre em dia para ajudar no funcionamento interno.

Veja também: Está com dificuldade para DORMIR no CALOR? Faça tudo isso e tenha uma boa noite de SONO!