4 alimentos que JAMAIS devem ser LAVADOS antes de comer

É preciso ter cuidado para a lavagem não acabar abrindo espaço para contaminação dos alimentos com bactérias, que podem causar doenças.

A alimentação requer uma série de cuidados para garantir que os alimentos serão consumidos de forma segura e sem prejudicar a saúde. É preciso ter atenção desde a escolha dos itens que serão consumidos, analisando a data de validade, o valor nutricional, a composição, se são alimentos frescos ou não e aqueles que jamais devem ser lavados.

A partir da compra dos alimentos, devemos adotar algumas medidas para reduzir os riscos de contaminação por vírus, bactérias e fungos. São práticas que vão fazer as comidas durarem por muito mais tempo e ainda preservam a nossa saúde. Neste sentido, alguns alimentos devem ser lavados assim que chegam em casa e outros higienizados antes de serem consumidos.

Por mais que seja uma orientação válida para várias frutas, verduras, legumes e hortaliças, não se trata de uma regra geral que deve ser aplicada em todos os casos. Isso porque o ato de lavar pode acabar favorecendo justamente o que estamos tentando evitar ao fazer isso, a contaminação.

4 alimentos que JAMAIS devem ser LAVADOS antes de comer
Carnes, ovos e massas podem ser contaminados ao serem lavados. Foto: divulgação

Esses alimentos jamais devem ser lavados

A lavagem prévia é dispensada em alguns casos, mas muita gente ainda possui o hábito de passar pelo menos uma água antes de consumir qualquer coisa. Vamos esclarecer as consequências disto em cada caso a seguir:

1. Ovos

Os ovos são o primeiro da lista devido ao grande risco de lavá-los, seja para armazenar ou antes de preparar para o consumo. Eles possuem uma camada natural que protege contra bactérias, lavar pode acabar removendo esta proteção e facilitando a contaminação, inclusive a mais comum é a bactéria Salmonella.

2. Carne de frango

É muito comum encontrar nos lares brasileiros pessoas lavando a carne de frago com o intuito de eliminar as bactérias, mas fazer isto acaba espalhando os microrganismos por toda a cozinha. O melhor jeito de assegurar que a carne está segura para o consumo, sem bactérias, é cozinhando de forma adequada.

3. Carne vermelha

O que explicamos acima sobre a carne de frango também é válido para as carnes vermelhas. Mesmo que a embalagem tenha excesso de líquido vermelho (que fique claro que não é sangue, mas sim uma proteína que formam as fibras musculares), o melhor a se fazer é escorrer ou absorvê-lo com papel toalha.

4. Massa

Lavar o macarrão ou o arroz após cozido é algo que pode parecer necessário para interromper o cozimento após tirar a massa do fogão, mas esta prática remove o amido. A consequência é uma massa sem realce de sabor e com dificuldade para aderir o molho. A exceção é quando o alimento será frito ou utilizado em pratos frios.

Veja também: 6 alimentos que parecem ser saudáveis, mas estão LONGE de ser

Quando lavar?

Devemos lavar alimentos como frutas, sejam elas com ou sem casca comestível, bem como frutas secas, legumes, verduras e hortaliças. A higiene deve ser feita em uma solução preparada com água e água sanitária.

Também é importante lavar as latas dos alimentos enlatados. O procedimento faz parte da segurança alimentar e é necessário para remover as sujeiras e bactérias que podem contaminar os alimentos e causar doenças.

Veja também: ALIMENTOS que NÃO podem ser guardados na GELADEIRA ou vão estragar