ALERTA máximo para TODOS os brasileiros que utilizam o PIX (13/07)

Cresce o número de movimentações através do pix e também a quantidade de golpes e fraudes que se utilizam do método de pagamento instantâneo. Proteja-se!

É inegável o sucesso do pix como método de pagamento preferido dos brasileiros, que utilizam as chaves e QR Codes para pagar e receber dinheiro de forma instantânea. O método ainda é recente, foi lançado em outubro de 2020, e desde então está passando por mudanças como forma de se adaptar a realidade dos usuários, por isso que toda vez que o Banco Central faz um alerta sobre o pix todos ficam atentos.

Ao mesmo tempo que a popularização do pix aconteceu de maneira rápida e se tornou um sucesso em termos de adesão, o método também passou a ser utilizado na aplicação de golpes e fraudes. Recentemente um dado de uma pesquisa sobre os crimes mais cometidos na internet chamou atenção pelo resultado.

Diante dos indicadores é preciso redobrar os cuidados para não se tornar mais uma vítima da ação dos criminosos. A seguir vamos explicar a relação do pix com os crimes mais cometidos pela internet e repassar orientações de segurança para se proteger e evitar cair em golpes financeiros.

ALERTA máximo para TODOS os brasileiros que utilizam o PIX (13/07)
A maioria das pessoas diz que já sofreu golpe pela internet envolvendo o pix. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Alerta sobre o pix e os crimes mais cometidos na internet

A pesquisa sobre os crimes mais cometidos na internet foi divulgada pela Nord Security, os dados apontam que 71% dos brasileiros já foram vítimas da ação dos criminosos pelo menos uma vez. Quem ainda não caiu em um golpe ou fraude na internet com certeza conhece alguém que já caiu na armadilha.

Os números são preocupantes, visto que cada vez mais pessoas já sofreram danos do tipo, tendo em vista que também aumenta a quantidade de usuários dos serviços digitais. Participaram da pesquisa 1.194 brasileiros, deste total 69% disse que consegue reconhecer os golpes financeiros que envolvem o pix e outros sistemas. Mesmo assim a maioria acaba caindo na ação dos bandidos.

De acordo com especialistas, os brasileiros conseguem identificar a ação, mas não esperam que vai acontecer com eles, assim se tornam vítimas. Os principais crimes cibernéticos envolvem finanças e informações bancárias. Os dados e o dinheiro dos usuários são roubados para aplicação de novos golpes.

Os crimes pela internet mais citados foram: as fraudes financeiras que acontecem a partir do pix; os dados de cartões roubados; as lojas falsas na internet; vírus que roubam os dados dos usuários; fraudes a partir de boletos falsos; senhas roubadas e contas invadidas; e dados confidenciais e privados roubados.

Veja também: PIX acaba de bater marco histórico (11/07): descubra o que aconteceu

Como não cair nas fraudes?

Existem algumas medidas que servem de alerta, quando adotadas elas diminuem os riscos de cair em golpes envolvendo o pix e demais métodos financeiros. Tenha cuidado com as senhas que escolhe para suas contas, nunca coloque a mesma e evite combinações que sejam fáceis de descobrir. Confira os dados antes de transferir dinheiro via pix para ter certeza que está enviando para a pessoa certa.

Atenção com os links que acessa e os aplicativos que baixa, preserve seus dados e não compartilhe em redes sociais ou com desconhecidos, revise seus dados bancários, como senhas, extrato da conta, fatura do cartão de crédito, entre outros para evitar que movimentações suspeitas passem despercebidas.

Veja também: PIX será cobrado em julho? Entenda a POLÊMICA e por que os brasileiros estão aflitos