Ainda vale a pena investir em NFT em 2022?

Investir em NFT ainda é um bom negócio em 2022? Saiba tudo sobre as atualizações mais recentes do mundo dos tokens e veja se vale a pena adotar esse método para ganhar dinheiro de verdade.

Investir em NFT em 2022 ainda vale a pena? É isso que muitos brasileiros desejam saber! Afinal de contas, nos últimos anos, os tokens não fungíveis se tornaram uma verdadeira febre na internet – tanto entre os investidores nacionais quanto entre o público internacional. Por um bom tempo, os NFTs ofereceram lucros consideráveis e pagamentos expressivos para pessoas do mundo todo. Mas será que eles continuam lucrativos em 2022?

Para ganhar dinheiro com NFTs (e criptomoedas em geral), é muito importante ficar atento às flutuações do mercado. Afinal de contas, o valor desses itens se altera a cada dia. Tokens que não valem nada podem atingir valores impressionantes em questão de horas – e o inverso também é verdadeiro. Dessa forma, será que investir em NFTs ainda é um método seguro em 2022? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber; confira.

Será que vale a pena investir em NFT em 2022? Imagem: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Será que vale a pena investir em NFT em 2022? Imagem: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que são NFTs? Como funcionam esses itens virtuais?

Antes de explicar se ainda vale a pena investir em NFTs em 2022, é importante traçar um panorama completo sobre esses tokens virtuais, o que eles simbolizam e como eles funcionam. A sigla NFT, para quem não sabe, é uma expressão em inglês que significa “non-fungible token”. Ou seja: token não fungível.

Mas afinal: o que é token não fungível? A sigla NFT serve para identificar itens virtuais de originalidade, posse e indivisibilidade comprovados. Em termos mais práticos, os NFTs (pelo menos em tese) não podem ser copiados ou reproduzidos em massa. Afinal de contas, a posse desses tokens é atrelada a certificados de blockchain.

Na internet, quase tudo pode se tornar um NFT – entre obras de arte, gifs, fotos, músicas, itens colecionáveis, postagens, áudios e muito mais. O processo de conversão de um item digital comum em NFT é chamado de “mintagem”.

Embora só tenham se popularizado a partir de 2019, os primeiros NFTs foram criados em 2014. Só em 2021, as negociações com os NFTs movimentaram mais de 25 bilhões de dólares, segundo uma análise da empresa DappRadar.

O montante chama a atenção! Porém, o público brasileiro quer saber: com os desenvolvimentos recentes, ainda vale a pena investir em NFTs em 2022?

Veja também:  Caixas eletrônicos 24h de TODO o Brasil vão aceitar saque de criptomoedas; saiba mais

Após grande popularidade, NFTs sofrem queda considerável em 2022

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Yubb – uma gigante da área de investimentos – os preços dos tokens mais populares de redes de blockchain que mintam NFTs chegaram a variar em mais de 85%. Na maioria dos casos, essa variação foi negativa.

O Sand (token nativo da Sandbox), por exemplo, valia cerca de 5,8 dólares no início do ano. Em outubro, o item atingiu uma desvalorização de 86,73%, sendo negociado a 0,075 dólares.

O mesmo aconteceu com o Flow, um dos itens mais acessados da área. O fato dos desenvolvedores terem adicionado ferramentas de suporte para os usuários do blockchain não foi capaz de segurar a desvalorização, que diminuiu em 83,75% o valor do token.

A terceira queda mais expressiva aconteceu com o NFT Mana. Esse token, para quem não se lembrar, é nativo da Decentraland – uma das plataformas de games NFTs mais populares da internet. No site, os usuários podem comprar, vender e construir terrenos no Metaverso.

Na época do lançamento, o NFT Mana contou com uma alta valorização, concedendo valores impressionantes para investidores do mundo todo. Porém, passada a euforia do mercado, o valor do token diminuiu em 80,52%. 

Ainda vale a pena investir em NFT em 2022? O que explica a queda dos tokens?

Como você já pôde perceber, alguns dos tokens virtuais mais populares da internet contaram com alta desvalorização em 2022. Sendo assim, o que explica essa súbita diminuição nos valores?

Diversos motivos explicam a desvalorização dos NFTs. A queda da bolsa de valores, influenciada por eventos internacionais e mudanças políticas em diversos países é um deles. Além disso, as próprias moedas virtuais passam por um período de extrema turbulência.

Nos últimos meses, até as gigantes da Bitcoin tiveram seus valores diminuídos. Mudanças no cenário digital (como a desvalorização das ações da Tesla após a compra do Twitter por Elon Musk) também alteram a sensação de segurança dos investidores e especialistas, e por isso, acabam resultando em mais desvalorização no mundo das criptomoedas.

Finalmente, os NFTs não têm mais aquele clima de “novidade” que fez tanto sucesso entre 2019, 2020 e 2021. Hoje em dia, esses tokens virtuais já são “notícia velha”. Em outras palavras, o público já não cultiva o mesmo interesse por essas alternativas de geração de renda.

Um pequeno grupo de entusiastas continua a divulgar as vantagens e possibilidades de lucros dos NFTs, mas após o primeiro semestre de 2022, o otimismo do mercado diminuiu exponencialmente. Por isso, muita gente passou a perder dinheiro com esse método de investimento.

Veja também:  O que são jogos NFT? Até quanto é possível ganhar com estes games?

Ainda vale a pena investir em NFT em 2022? Todo cuidado é pouco!

O ano de 2022, definitivamente, não é o melhor momento para investir em NFT. Se você deseja ganhar dinheiro com a área, vale a pena esperar por uma época mais propícia. Por isso, é muito importante ficar de olho nas taxas de valorização/desvalorização dos itens. Atualmente, a palavra-chave é “cautela”, como explica o fundador da empresa Yubb.

“O mercado, no último ano, vem se deteriorando fortemente, por isso devemos usar o momento para apertar os cintos e guardar o dinheiro. Já que estamos vivendo um período com juros altíssimos e risco gigantesco, devemos optar pela cautela”, informa Bernardo Pascowitch.

Ou seja: se você deseja garantir dividendos com investimentos em 2022, vale a pena optar por alternativas mais confiáveis. Nesse caso, os títulos de renda fixa e os fundos imobiliários são opções interessantes.

Seja como for, nunca é recomendado comprometer mais de 40% do orçamento com investimentos. Afinal, os rendimentos não são (completamente) garantidos.

Por fim, o Pronatec.pro.br NÃO garante os pagamentos ou possíveis problemas em sites, apps, jogos, métodos de investimento ou alternativas de geração de renda. Não temos vínculo com o app ou desenvolvedor, indicamos que você pesquise atentamente e leia todas as informações antes de baixar qualquer aplicativo, se cadastrar em plataformas ou sites, ou investir dinheiro.