Ainda é possível se cadastrar no Auxílio Brasil para receber R$ 600,00 em DEZEMBRO; confira

Aqueles que ainda naõ estão incluídos na foha de pagamento do benefício ainda têm achance de se inscrever para participar.

Atualmente, o Auxílio Brasil é distribuído para mais de 20 milhões de famílias de baixa renda. Esse número aumentou após a inclusão de novos 450 mil beneficiários ao programa, ação que ocorreu pela última vez em setembro. Dessa forma, aqueles que ainda querem se inscrever para ter acesso podem correr atrás do registro.

Quer saber como funciona a inscrição e conferir outras informações sobre o repasse do programa? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhum detalhe importante!

e você ainda quer se inscrever para receber o Auxílio Brasil, sua chace é agora. Veja como!
Se você ainda quer se inscrever para receber o Auxílio Brasil, sua chace é agora. Veja como! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Inclusão de novas famílias no Auxílio Brasil

Em setembro ocorreu a última inclusão de beneficiários no Auxílio Brasil por parte do Ministério da Cidadania. De acordo com a pasta, a medida chegou a zerar a fila de espera para concessão do benefício na época. Mesmo assim, é comum surgirem frequentemente pessoas que se enquadram nas regras de participação do programa.

Ademais, o calendário de repasses deste mês já começou, tendo início no dia 17, com previsão para término no dia 30. Para fechar a folha de pagamentos atual, o ministério precisou realizar um pente-fino, de forma a conferir quem eram os beneficiários que ainda teriam direito de receber as parcelas.

Todo o processo ocorre em uma parceria entre o Ministério da Cidadania e o Dataprev, com o objetivo de identificar fraudes ou pagamentos indevidos. Com isso, muitos beneficiários acabam saindo da folha de pagamento, o que abre espaço para novas famílias integrarem a lista.

Apesar disso, até o momento o Governo Federal não declarou se pretende ou não incluir novas famílias ao programa, principalmente após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano. Entretanto, os cidadãos que quiserem integrar a lista de espera ainda podem se inscrever no CadÚnico.

Veja também: Você sabia que é possível receber MAIS de um benefício do Governo? Confira a lista completa de AUXÍLIOS!

Como se cadastrar para receber o benefício?

Para ter acesso ao Auxílio Brasil e outros diversos benefícios secundários, é necessário realizar uma inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

Para isso, os interessados podem, primeiro, realizar um pré-cadastro no registro, fornecendo informações pessoais de todos os membros residentes da mesma família. Assim, basta baixar o app (Android: https://bityli.com/UoGfXHK ou iOS: https://bityli.com/WBhpPvo).

Depois disso, o aplicativo vai direcionar o interessado a uma unidade física do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde ele deverá passar pela entrevista e levar os documentos solicitados para análise.

É bom ter em mente que para se manter dentro do programa, assim como continuar recebendo as mensalidades, é necessário manter o registro atualizado a cada mudança familiar (como nascimento de indivíduos, mudança de residência, etc.) ou a cada dois anos.

Regras de inscrição no CadÚnico

Por fim, as famílias que desejam se inscrever no CadÚnico devem ter uma renda familiar por pessoa de até R$ 606 (meio salário mínimo) ou, no máximo, três salários mínimos. Além disso, é necessário:

  • Eleger um representante familiar para criar o cadastro (a preferência é por mulheres acima de 16 anos);
  • Levar todos os documentos solicitados dos moradores da mesma casa, como CPF e Título de Eleitor;
  • No caso de famílias indígenas ou quilombolas, basta levar qualquer documento de identificação ou a Certidão Administrativa de Nascimento Indígena (RANI).

Veja também: Atualização IMPORTANTE para 2023: nova lista de BLOQUEIO do Auxílio Brasil informa quem SAI e quem CONTINUA