Agendar atendimento no INSS nunca foi tão fácil! Veja como fazer online em minutos
Aprenda como agendar atendimento no INSS sem sair de casa. Siga os passos simples e resolva suas pendências.
Para muitas pessoas, ir até uma agência do INSS pode ser um desafio. A boa notícia é que agora é possível agendar atendimento sem sair de casa.
Isso porque o INSS oferece alternativas simples para realizar esse processo pela internet, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, além da opção de ligar para a Central de Atendimento.
Com o Meu INSS, você tem acesso a mais de 90 serviços de forma rápida e prática. A plataforma permite solicitar benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e muitos outros.
Abaixo, explicamos o passo a passo para realizar esse agendamento e tirar o máximo proveito das ferramentas disponíveis.

O que é o Meu INSS?
Em síntese, o Meu INSS é uma plataforma digital que permite solicitar diversos serviços sem sair de casa. Para usar, basta ter uma conta ativa no gov.br.
Ao acessar o site ou o aplicativo, você pode pedir benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e muito mais.
A plataforma oferece mais de 90 serviços e é acessível tanto pelo computador quanto pelo celular. Além disso, o Meu INSS oferece outros serviços importantes, como a emissão de documentos como a certidão de tempo de contribuição.
Confira também:
- MEI, não caia nessa! Governo emite alerta sobre contribuição
- Governo antecipa pagamentos do INSS
- Famílias devem seguir regra para não PERDER o Bolsa Família
- Caixa libera até R$ 1.518 no PIS/Pasep
Como agendar atendimento pela internet?
Abaixo, veja o passo a passo para agendar atendimento pelo Meu INSS:
- Acesse o site Meu INSS: primeiramente, abra o site https://meu.inss.gov.br/#/login. Em seguida, clique em “Entrar com gov.br” para acessar sua conta ou criar uma nova conta se você ainda não tiver uma.
- Faça o login com seu CPF: logo após clicar em “Entrar com gov.br”, você verá a tela para inserir seu CPF. Digite o número e clique em “Continuar”. Em seguida, adicione sua senha para concluir o login.
- Escolha o serviço desejado: logo após o login, você será direcionado para a aba “Serviços para você”. Clique em “Novo Pedido” para começar a solicitação do serviço.
- Selecione o tipo de serviço: você verá uma lista de serviços disponíveis. Caso o serviço que você procura não esteja na lista inicial, clique em “Todos os serviços” para visualizar mais opções.
- Siga os passos do serviço escolhido: dependendo do serviço, você precisará enviar documentos, como CPF, RG, comprovante de residência ou laudos médicos. Se o serviço exigir atendimento presencial, será possível escolher o local mais próximo para o atendimento.
Outras formas de agendamento
Se você preferir não usar a internet, pode agendar atendimento pelo telefone. Basta ligar para o número 135 da Central de Atendimento do INSS.
A ligação é gratuita para telefones fixos, mas pode ter custo se feita de celular. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Por que usar o Meu INSS?
Em princípio, a plataforma Meu INSS oferece diversas vantagens. Você pode realizar muitos serviços sem sair de casa. Além disso, o site e o aplicativo estão disponíveis para celulares Android e iOS, o que facilita ainda mais o acesso.
Tudo isso ajuda a economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários. Portanto, ao optar por essas opções, você consegue resolver suas pendências de forma prática.
Como preparar seus documentos para o agendamento?
Ao realizar o agendamento no Meu INSS, é importante verificar se todos os seus dados estão atualizados. Se for solicitado o envio de documentos, como CPF, RG e comprovante de residência, tenha-os à mão. Isso vai agilizar o processo e evitar que você precise retornar para enviar informações adicionais.
Se o serviço escolhido puder ser realizado à distância, você deve enviar os documentos solicitados diretamente pela plataforma.
Certifique-se de que os documentos estejam legíveis e corretamente preenchidos. Caso o atendimento seja presencial, basta escolher o local mais próximo para ser atendido.