Agências do INSS vão fechar no Natal e Ano Novo? Veja melhor forma de ser atendido nos feriados
Segurados do INSS que precisarem de atendimento durante o Natal e Ano Novo querem saber se as agências estarão abertas
O fim de ano é uma época marcada por mudanças no funcionamento de muitos serviços. Entre eles, as agências do INSS também adotam um cronograma especial, o que exige atenção redobrada de quem precisa resolver pendências nesse período.
As festas de Natal e Ano Novo são datas tradicionalmente comemoradas em todo o Brasil. Para muitos, são dias de pausa para estar com a família, mas para quem depende de serviços essenciais, é importante entender como proceder diante de horários ajustados ou fechamento temporário.
Então, planejar com antecedência é essencial para quem precisa acessar o INSS nessa época. Além disso, existem alternativas que permitem que os segurados resolvam boa parte das demandas mesmo quando as agências estão fechadas.
Fechamento das agências do INSS e alternativas disponíveis
As agências do INSS não funcionarão nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Durante esses feriados, o atendimento presencial será suspenso, mas isso não significa que os segurados ficarão sem suporte. Os canais digitais e telefônicos do Instituto seguem operando normalmente.
O portal Meu INSS é uma das principais ferramentas para quem deseja acessar serviços durante o período de recesso.
Pelo site ou aplicativo, é possível consultar informações, agendar atendimentos futuros e até solicitar benefícios. A assistente virtual Helô também está disponível para responder perguntas e orientar o usuário.
Além disso, a Central de Atendimento 135 oferece suporte por telefone de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O serviço é gratuito e permite que os segurados tirem dúvidas ou acompanhem o andamento de solicitações, mesmo nos feriados.
Como realizar saques e resolver pendências financeiras?
Durante os feriados, quem precisar acessar valores depositados pelo INSS também deve estar atento ao funcionamento dos bancos.
Assim como as agências do Instituto, as instituições financeiras não realizam atendimento presencial nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Contudo, caixas eletrônicos e serviços de autoatendimento permanecem disponíveis.
Além dos terminais de autoatendimento, aplicativos bancários e centrais telefônicas das instituições financeiras são opções práticas para quem precisa realizar saques ou consultas. Os canais permitem que os segurados tenham acesso aos recursos depositados, mesmo quando as agências estão fechadas.
A organização antecipada é a melhor maneira de evitar transtornos durante o período de festas. Aproveitar os canais digitais e telefônicos do INSS e dos bancos pode ser a solução ideal para quem busca agilidade e comodidade no fim de ano.
Agora que você sabe como garantir atendimento durante o Natal e Ano Novo, será possível resolver qualquer imprevisto de última hora nestas datas.
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