Afinal, pagar as dívidas pelo Desenrola vale a pena? Confira as condições do programa!

Apesar de já ter ajudado aproximadamente dois milhões de brasileiros, muitos ainda duvidam do Desenrola Brasil: saiba se realmente vale a pena.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 2 milhões de brasileiros já conseguiram “limpar” seus nomes através do programa Desenrola Brasil. A iniciativa do Governo Federal que oferece condições vantajosas para a renegociação de dívidas, em vigor há quase um mês, renegociou aproximadamente R$ 500 milhões. Apesar dos números positivos, a expectativa do Governo Federal ainda é alcançar 70 milhões de brasileiros.

Ainda segundo as informações divulgadas, as instituições estão oferecendo condições como juros mais baixos, descontos que chegam a 90% do valor e opções de parcelamento mais amplas. Algumas chegam a 120 meses. O programa funcionará em três etapas, sendo que duas delas já estão valendo: para quem quer extinguir dívidas de até R$ 100 ou quem busca renegociação. Muitos, no entanto, ainda ficam na dúvida: afinal, a iniciativa do governo é uma alternativa interessante ou não para resolver a vida financeira? Veja a seguir.

Muitos ainda duvidam do programa Desenrola Brasil: saiba se vale a pena. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Novidades no Desenrola Brasil

Antes de mais nada, é importante destacarmos o atual cenário do programa, que traz novidades. Recentemente, empresas como Casas Bahia, Ponto (antigo Ponto Frio) e Lojas Renner vão antecipar as condições do Desenrola Brasil. No caso das duas primeiras, serão oferecidos aos seus clientes a possibilidade de pagar seus carnês sem juro e multa, além de condições diferenciadas para renegociação de dívidas — por exemplo, parcelamento em até 36 vezes sem juros, entrada reduzida e quitação de débitos com descontos diferenciados.

A princípio, as condições de renegociação (analisados caso a caso) estarão disponíveis pelas empresas até 31 de agosto e o cliente poderá fazer o acordo também de forma online, pagando com PIX. Já no caso da Renner, a empresa informou que irá aderir ao programa nas próximas semanas, mas afirmou que antecipou condições de negociação para os consumidores que se enquadram na fase 2 do programa, já vigente.

Saiba também: Desenrola Brasil é sucesso: programa limpou nome de 2 milhões em 5 dias, PARTICIPE 

Mas, afinal, vale a pena aproveitar as condições oferecidas pelo programa?

O programa Desenrola Brasil é sim uma ótima opção para aqueles que desejam “limpar” seus nomes. Isso porque a quitação dos débitos em aberto permite acesso a diversos serviços financeiros, como concessão de crédito. No entanto, somente isso não basta. É fundamental desenvolver uma educação financeira para não se afundar nas dívidas novamente.

Reinaldo Domingos, atual presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), afirma que o programa do Governo Federal pode proporcionar um alívio em uma estratégia de momento, uma vez que o cenário de inadimplentes do país alcança números significativos.

Domingos ainda destaca que o Desenrola não resolverá a origem do problema, mas a iniciativa é positiva. Para ele, o programa precisaria estar ligado à educação financeira, afinal, esse fator é importante para que as pessoas lidem com as finanças de modo estável. É, portanto, necessário ter uma mudança de pensamento em relação ao dinheiro.

Thiago Martello, da Martello Educação Financeira, aponta que o melhor a se fazer é sempre manter as contas em dia. Uma de suas dicas para gerenciar melhor as finanças é juntar o dinheiro para pagar à vista. Isso porque, segundo ele, muitas vezes, as instituições costumam dar descontos para quem escolhe essa modalidade de pagamento.

Veja também: Desenrola Brasil oferece descontos EXPLOSIVOS: saiba como conseguir REDUZIR suas dívidas em até 96%