Afinal, como fica a APOSENTADORIA em 2023? Confira as novas regras do INSS

Mudanças foram realizadas na reforma da previdência!

A princípio o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou por algumas modificações relacionadas a aposentadoria, por isso é de grande valia que os usuários do benefício ou quem em breve vai se aposentar, fique por dentro de todas as atualizações do benefício, para não ser pego de surpresa com as alterações quando for fazer alguma exigência no INSS. 

Contudo muitas pessoas ignoram o hábito de se informar, e só passam a ter noção da importância dessa atitude quando acontece algo cujo resultado foi insatisfatório. Algumas mudanças realizadas na previdência no ano de 2019, continuam em vigor e além delas tem mais novidades relacionadas a este segmento. 

A Reforma da Previdência adotou normas automáticas de transição, relacionadas aos direitos dos aposentados, com modificações anuais. Não adianta verificar uma ou outra informação sobre a aposentadoria e achar que basta, quem é aposentado ou vai se aposentar em breve, tem que estar sempre verificando as novidades, pois o benefício está sujeito a alterações. 

Afinal, como fica a APOSENTADORIA em 2023? Confira as novas regras do INSS
Fique de olho nas novas regras referente a aposentadoria
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que mudou nas regras?

De acordo com as mudanças realizadas em 2019, existe um aumento de seis meses a cada 12 meses, para as mulheres passarem a receber a aposentadoria, até que chegue a 62 anos, como vai acontecer neste ano de 2023. Após a inclusão dessa regra em 2021 a regra alterou a idade de aposentadoria das mulheres para 61 anos, porém com essa possibilidade de aumentar a idade como aconteceu e está previsto para acontecer.

Já os homens passarem a ter acesso a aposentadoria com 65 anos. Vale ressaltar que para as pessoas que contam com a aposentadoria, a idade mínima para a contribuição para o INSS é de 15 anos. 

Leia mais: Quer se APOSENTAR? Saiba como calcular o valor do benefício do INSS e veja quanto você irá receber

Como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição?

Muitas pessoas têm dúvidas com relação a quando vão se aposentar por tempo de contribuição e não é para menos, com tantas mudanças realizadas é preciso procurar compreender se o recebimento do benefício por tempo de contribuição continua da mesma forma ou se teve algum ajuste. 

Para se aposentar por tempo de contribuição os indivíduos têm que ter no mínimo 30 anos de contribuição junto ao INSS, ou seja, vai ser realizada a soma da idade com o tempo de contribuição, para as mulheres tem que dar 90 pontos e para ou homens tem que dar 100 pontos. 

Quem tem um tempo mais extenso de contribuição vai se aposentar mais cedo que os demais por idade, ou seja, 58 anos para mulheres e 63 anos para os homens. Lembrando que com a nova regra a cada ano será acrescentado seis meses as idades mínimas para se aposentar, a fim de que em 2031 as mulheres se aposentem com 62 anos e os homens com 65 anos. 

Os cidadãos que iriam se aposentar em 2022 e não receberam o benefício devido algum problema podem ficar despreocupados, pois fazendo um pedido de análise no INSS, se tudo estiver de conforme terão seus direitos assegurados.

Por fim além das alterações que ocorreram na aposentadoria, houve atualizações também em outros benefícios, alguns foram reforçados e outros foram suspensos. Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares, para que eles fiquem cientes das atualizações relacionadas a aposentadoria.

Veja também: Não saquei o PIS/PASEP em 2022; perdi o direito ao pagamento? Entenda o que pode ser feito!