Abono salarial já está sendo PAGO: descubra se você também pode sacar

Cerca de 1,1 milhão de trabalhadores poderão receber

Você que tem direito ao abono salarial já pode ser pago, sabia? Pois a Caixa Econômica Federal (CAIXA) anunciou sobre os pagamentos referentes ao lote extra com benefícios de anos anteriores. E existem diversos caminhos para se consultar. Para saber quais são, continue lendo nosso texto abaixo.

Realização do pagamento

Nesta segunda-feira (17), a CAIXA realizou o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. Os pagamentos são de origem judicial e foi instituído pela Lei 7.998/90 e equivalem a um salário mínimo.

O crédito será feito automaticamente para os cidadãos que já possuem conta bancária na CAIXA. Os demais trabalhadores irão receber o benefício por meio da conta poupança social digital, que pode ser movimentada pelo app CAIXA Tem.

É importante destacar, que o saque também pode ser realizado com o Cartão Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento. Além disso, as parcelas que não forem creditadas na conta do beneficiário podem ser recebidas até o dia 29 de dezembro.

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Quem tem direito

Tem direito ao recebimento quem recebeu cerca de dois salários mínimos mensais por pelo menos 30 dias no ano-base de pagamento.

Para receber é preciso que o trabalhador possua o PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e os dados estejam atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Vale frisar, que o PIS é um direito reservado aos cidadãos do setor privado e pago pela CAIXA. Já o Pasep é pago para os servidores públicos através do Banco do Brasil.

Função da CAIXA no abono salarial

Atualmente a Caixa realiza apenas o pagamento do abono salarial, que é encaminhado na folha de pagamento pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Além disso, a consulta do benefício pode ser feita para todos os beneficiários por meio dos seguintes canais:

  • App CAIXA Tem;
  • App CAIXA Trabalhador;
  • Atendimento CAIXA ao Cidadão0800 726 0207.

Também é possível realizar a consulta por meio dos canais do MTP, que permite a realização da identificação, concessão e calendário de pagamentos.
Veja abaixo os canais de consulta:

  • App Carteira de Trabalho Digital;
  • Portal www.gov.br;
  • Telefone 158.

Caso não seja possível entrar em contato pelos canais de atendimento listados, o trabalhador também pode enviar mensagem por meio da página www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/canais_atendimento/formulario-de-contato.

Como realizar o saque do benefício?

O valor do benefício pago em conta do banco federal pode ser movimentado por meio do Internet Banking, app da CAIXA, caixas eletrônicos ou lotéricas.

Já com o depósito do benefício feito na Conta Digital Caixa, é possível:

  • Realizar PIX;
  • Comprar com o cartão virtual;
  • Pagar boletos;
  • Realizar transferências e saques.

É importante destacar, que o benefício também pode ser sacado da seguinte maneira:

  • Lotéricas, com o Cartão social e senha;
  • Terminais de autoatendimento, com Cartão social e senha.

Para o trabalhador realizar o acesso ao aplicativos aqui listados, deve realizar o download na Play Store (caso o smartphone possua o sistema operacional Android), ou App Store (para smartphones com iOS).

Baixe o CAIXA Tem:

www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx

Baixe o app CAIXA Trabalhador:

www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx

Baixe a Carteira de Trabalho Digital

www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

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