Nasceu em dezembro? Trabalhadores brasileiros podem sacar abono do FGTS já no começo do mês; veja regras e valores

FGTS libera valor extra para trabalhadores brasileiros logo no começo de dezembro; aprenda a sacar

Com a chegada de dezembro, muitos trabalhadores estão atentos às possibilidades de acesso a valores extras de seus direitos trabalhistas.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma das opções mais buscadas por quem planeja começar o ano com mais dinheiro no bolso. Assim, uma das modalidades de saque chama atenção de quem deseja se programar para receber um benefício na conta.

A oportunidade permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário. No entanto, é fundamental entender as regras, os prazos e as implicações dessa escolha.

Nasceu em dezembro? Trabalhadores brasileiros podem sacar abono do FGTS já no começo do mês; veja regras e valores
Caixa anuncia pagamento de abono do FGTS para trabalhadores do regime CLT! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Caixa realiza pagamento anual de abono do FGTS

A adesão ao saque-aniversário é opcional e deve acontecer com bastante cuidado, pois envolve alterações no modo como a empresa libera os valores do fundo em caso de demissão.

Por conta da facilidade de adesão pelo aplicativo ou site do FGTS, o saque-aniversário se apresenta como uma alternativa prática. No entanto, a decisão de mudar para essa modalidade deve receber uma análise cuidadosa, considerando suas necessidades financeiras e objetivos pessoais.

O saque-aniversário é uma modalidade que permite retirar uma parcela do saldo do FGTS uma vez ao ano, no mês de nascimento do trabalhador. O valor disponível ainda varia conforme o montante acumulado na conta.

Para saldos menores, os percentuais de saque são maiores, podendo chegar a 50% do total. Quem possui saldos mais altos pode sacar percentuais menores, acrescidos de uma parcela fixa.

Por exemplo, quem tem até R$ 500 disponíveis pode retirar metade desse valor. Já para contas com mais de R$ 500, além do percentual, há uma quantia adicional que aumenta conforme o saldo. Isso faz com que a modalidade seja vantajosa para quem busca acessar parte dos recursos de forma contínua.

Saiba mais: Prazo está ACABANDO: beneficiários do BPC têm POUCO tempo para atualizar dados!

Antes de aderir à modalidade, considere alguns fatores

Antes de mais nada, vale lembrar que os nascidos em dezembro já podem acessar o benefício desde o início do mês. Além disso, aniversariantes de outubro e novembro ainda têm tempo para realizar suas retiradas, dentro do prazo de três meses após o mês de aniversário.

Como dito acima, a adesão ao saque-aniversário é bem simples, e você pode aproveitá-la pelo site do FGTS ou aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Apesar das vantagens, quem optar por essa modalidade deve estar ciente de que, em caso de desligamento sem justa causa, não poderá sacar o saldo total do fundo. Apenas o valor da multa rescisória, equivalente a 40% do saldo, continuará sendo liberado.

Outro ponto importante é que, caso o trabalhador decida voltar para a modalidade tradicional, chamada de saque-rescisão, só poderá fazer isso após 24 meses. Por isso, é essencial avaliar se o saque-aniversário atende às suas necessidades de curto e longo prazo.

Através de prazos claros e regras bem definidas, o saque-aniversário do FGTS é uma alternativa útil para quem busca planejar melhor suas finanças. Ou seja, aproveitar os valores disponíveis pode ser uma forma de organizar despesas ou realizar investimentos pessoais com mais tranquilidade.

Veja também: Oportunidade para quem não tem experiência: vaga home office com benefícios na Embraer!