A preguiça pode levar à aposentadoria financeira bem-sucedida
É bastante comum as plataformas de streaming oferecerem um período de “teste grátis” para atrair novos usuários. Mas essa estratégia vai além de mostrar a qualidade do serviço. Muitas vezes, as empresas sabem que alguns clientes podem acabar esquecendo ou simplesmente não terem a energia necessária para cancelar a assinatura, resultando em cobranças que não esperavam.
Para muita gente, só de pensar em entrar em contato com uma empresa já dá um desânimo, né? O tempo e o esforço que isso demanda acabam fazendo com que a decisão de cancelar seja deixada para depois, muitas vezes sem fim.
Segundo a educadora financeira Lai Santiago, da plataforma de crédito Rebel, essa tática pode ser aplicada também nas finanças pessoais. Ela menciona a “estratégia da inércia”, que nada mais é do que usar essa “preguiça” ao nosso favor, mantendo o foco no planejamento financeiro. Vamos ver algumas maneiras de implementar isso no dia a dia?
Limitar ou reduzir o limite do cartão de crédito
Diminuir o limite do cartão de crédito é uma maneira fácil de ajudar a controlar os gastos. Isso é mais descomplicado do que aumentar o limite, que geralmente exige um contato com o banco e uma nova análise de crédito. Com um teto menor, você acaba por se proteger de surpresas no fim do mês.
Na prática, um limite baixo pode ser uma forma de economia sem precisar se esforçar muito. É aquele tipo de proteção que, por conveniência, pode durar um bom tempo.
Cadastro de investimento em débito automático
Outra dica é cadastrar os investimentos em débito automático. Assim, todo mês uma quantia fixa já vai para o investimento sem precisar pensar muito sobre isso. Essa técnica transforma o investimento em um compromisso automático, tornando tudo mais fácil.
É uma forma de garantir que seu dinheiro trabalhe para você com menos esforço. Em vez de ter que lembrar de separar uma quantia e decidir onde aplicar, a disciplina vem do automático. Prático, né?
Compras pela internet
As compras online podem facilitar muito a vida, mas também podem bagunçar o orçamento. Então, priorizar as compras em lojas físicas, que exigem um deslocamento, pode ser uma estratégia inteligente para evitar gastos impulsivos.
Quando você precisa se deslocar para fazer uma compra, acaba pensando mais a respeito, além de ser uma oportunidade de refletir se realmente precisa daquilo.
Plano de telefone
Assim como no caso do limite do cartão, otimizar seu plano de celular também pode ajudar. Melhorar ou mudar seu plano pode demandar contato com a operadora, então, acostumar-se com um serviço mais básico pode ser uma solução prática para economizar tempo e dinheiro.
Essa abordagem mais simples pode fazer uma grande diferença no final do mês, trazendo um alívio para o bolso sem muito esforço.