A economia real na descida é consumo zero, saiba como atingir

Descer uma ladeira com o carro em ponto morto, ou a famosa “banguela”, é algo que muitos motoristas brasileiros fazem na esperança de economizar combustível. Porém, essa prática, que pode até parecer inofensiva, é um mito perigoso. Na verdade, além de não economizar nada, a “banguela” pode até aumentar o consumo, sobrecarregar os freios e diminuir a segurança do veículo.

Por que a “banguela” funcionava nos carros antigos?

A ideia de que descer em ponto morto gera economia não surgiu do nada. Isso vem dos carros com carburador, muito comuns no passado. Nesses modelos, a alimentação do motor era mecânica e a quantidade de combustível consumida dependia da rotação do motor.

Quando um carro descia em ponto morto, o motor caía para a marcha-lenta, gastando bem menos combustível. Se o carro estivesse engrenado, a movimentação forçava o motor a girar mais rápido, o que aumentava a injeção de combustível.

Com a chegada da injeção eletrônica, que começou a ser popular com o Volkswagen Gol GTi em 1988 e se tornou padrão nos anos 2000, essa realidade mudou completamente.

A tecnologia que garante economia de verdade

Nos veículos modernos, há um componente chamado Unidade de Controle Eletrônico (ECU), que é como se fosse o cérebro do carro. Ele coleta informações de diversos sensores para otimizar o desempenho e o consumo de combustível. O sistema conhecido como “cut-off” é o verdadeiro responsável por desmentir o mito da “banguela”.

Quando o motorista desce uma ladeira com o carro engrenado e sem pisar no acelerador, a ECU percebe que não há necessidade de força. Assim, o sistema “cut-off” interrompe o envio de combustível para o motor, levando o consumo a ser, praticamente, zero. O motor continua girando por conta da energia das rodas, um efeito conhecido como freio-motor.

Por outro lado, se o carro estiver em ponto morto, a ECU precisa continuar injetando combustível para o motor funcionar em marcha-lenta. Portanto, a comparação é clara:

  • Carro Engrenado: Com o “cut-off” ativado, o consumo de combustível é nulo.
  • Carro em Ponto Morto: O motor está em marcha-lenta, e há um consumo constante de combustível.

Mais do que desperdício, um risco à segurança

Além de não ajudar na economia e ainda gerar mais gasto, a “banguela” é extremamente perigosa. O maior risco está na sobrecarga do sistema de freios. Sem o auxílio do freio-motor, a responsabilidade de controlar a velocidade do carro fica toda nas pastilhas e discos de freio.

Em descidas longas, o uso contínuo dos freios pode provocar superaquecimento, levando à “fadiga” dos freios — ou seja, a capacidade de frenagem diminui drasticamente. Em situações extremas, o fluido de freio pode evaporar, criando bolhas de ar no sistema e resultando em falhas catastróficas.

Outro problema é que, em ponto morto, o carro fica “solto”, perdendo estabilidade e controle. Se surgir um obstáculo, o motorista pode perder tempo precioso para engatar a marcha correta e desviar.

Como usar o freio-motor para segurança e economia

Para descer ladeiras com segurança e economizar combustível de verdade, a regra é simples: use a mesma marcha que você usaria para subir. Essa marcha proporciona a força necessária do freio-motor para manter a velocidade sob controle.

Use o freio-motor para estabilizar a velocidade e utilize o pedal de freio de forma suave e intermitente, apenas para ajustes ou paradas. Essa sinergia entre os dois sistemas garante um controle melhor, evita o desgaste dos componentes e previne o superaquecimento. Nos carros automáticos, você pode recorrer às posições “L” (Low), “2”, “3” ou o modo manual para ativar o freio-motor.

“Andar na banguela” é ilegal? O que diz o código de trânsito brasileiro

Para completar, a lei brasileira proíbe essa prática. O Artigo 231, Inciso IX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração “transitar com o veículo desligado ou desengrenado em declive”.

As penalidades são as seguintes:

  • Tipo de Infração: Média.
  • Pontuação: 4 pontos na CNH.
  • Multa: R$ 130,16.
  • Medida Administrativa: Retenção do veículo até a regularização.

Portanto, além dos riscos e do gasto a mais, descer em “banguela” pode resultar em multas. Conduzir com consciência e usar o freio-motor é o que realmente traz economia e segurança no trânsito.