Redação nota mil: veja quais erros e acertos podem afetar sua nota

Falta uma semana para o Enem, mas ainda dá tempo de estudar o que fazer ou não na redação para se dar bem

O ENEM representa um marco essencial no percurso de muitos estudantes, pois ele avalia competências que vão além do simples conteúdo escolar e envolvem habilidades de leitura, reflexão e expressão. Nesse exame, a redação assume papel central porque ela mostra não apenas o domínio da norma culta.

Na verdade, ela também avalia a capacidade de argumentar, relacionar ideias e propor soluções. Por essa razão, preparar-se adequadamente para esse momento exige estudo, prática e autoconhecimento, que devem ser trabalhados anteriormente.

O objetivo deste artigo é apresentar estratégias eficazes para alcançar desempenho elevado na redação, bem como indicar os principais erros a evitar, sempre com foco na prática e na clareza. Ao final, o leitor contará com um panorama completo para melhorar sua performance escrita no ENEM.

Se você quer se dar bem na redação do Enem, veja dicas importantes.
Se você quer se dar bem na redação do Enem, veja dicas importantes. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que fazer para tirar nota boa na redação do ENEM

Antes de explorar os detalhes, convém destacar que alcançar uma boa nota na redação requer planejamento, repertório, domínio técnico e clareza do projeto argumentativo. Em seguida, apresento cinco pontos principais que devem orientar a preparação e execução da redação.

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1. Dominar a modalidade escrita formal

É imprescindível que o texto observe as normas da língua portuguesa, incluindo ortografia, acentuação, pontuação, concordância e estrutura sintática, pois esses elementos refletem competência na escrita, essencial na redação.

Quando o estudante redige frases completas, com construção clara e periodização adequada, ele demonstra capacidade de aplicar a norma culta. Além disso, ao usar vocabulário preciso e adequado ao contexto, ele reforça a formalidade exigida.

2. Compreender a proposta e desenvolver o tema

É preciso interpretar corretamente o enunciado da redação e manter-se dentro dos limites exigidos (tema, recorte e formato) para evitar desvios ou tangenciamentos. Logo após a compreensão, o candidato deve estruturar a redação no modelo dissertativo-argumentativo em prosa.

É necessário apresentar uma tese clara e organizada. Em seguida, ele deve desenvolver argumentos que dialoguem com a proposta e garantam lógica e coesão ao texto. Isso exige atenção ao tema, organização das ideias e aplicação de repertório pertinente.

3. Selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos

O estudante precisa reunir dados, fatos e opiniões que dialoguem com a tese e, além disso, precisa ordenar esses elementos de forma sequencial e estratégica para defender seu ponto de vista. Ele deve estabelecer uma linha de raciocínio clara, de modo que cada parágrafo contribua ao desenvolvimento.

É importante evitar repetições ou contradições. A argumentação deve mostrar planejamento e coerência, de modo que o leitor perceba a progressão das ideias. Em consequência, a organização da redação reflete o domínio da competência que avalia essa capacidade.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para argumentar

É importante que o texto apresente recursos que conectem ideias (como pronomes, conjunções, advérbios e operadores argumentativos) de modo que o leitor entenda facilmente a ligação entre orações, períodos e parágrafos.

Ainda, o emprego de sinônimos, hiperônimos e expressões resumitivas ajuda a evitar repetições e a tornar o texto mais natural. Ademais, a coesão depende diretamente da escolha desses mecanismos, uma vez que eles garantem fluidez e articulação entre ideias.

5. Elaborar proposta de intervenção respeitando os direitos humanos

Na conclusão da redação, o estudante deve sugerir uma ação concreta que responda ao problema abordado, definindo quem atua (agente), o que faz (ação), como realiza (meio), para que fins (finalidade) e com qual detalhamento adicional (efeito).

Essa proposta precisa ser coerente com os argumentos anteriores e visar o bem-estar social ou coletivo, sempre respeitando os direitos humanos. Além disso, deve evitar generalizações ou soluções vagas, pois isso diminui sua força no contexto da prova.

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O que evitar durante a redação?

Para garantir melhor performance, o candidato deve atentar-se aos seguintes cinco erros comuns e eliminá-los de sua redação:

  • usar linguagem informal, gírias ou marcas de oralidade que comprometem o registro formal exigido;
  • fugir do tema ou tangenciar de modo importante à proposta de redação, o que pode levar à nota zero ou muito baixa;
  • apresentar repertório decorado, genérico ou sem relação real com o tema, pois isso reduz a originalidade e penaliza a avaliação;
  • estruturar mal os parágrafos, com frases truncadas, excesso de vírgulas no lugar de pontos ou ausência de progressão lógica entre ideias;
  • propor intervenção genérica, vaga ou que não respeita os direitos humanos, comprometendo a competência que avalia essa alternativa.

Se você quiser, posso adaptar este conteúdo para uma infografia ou guia visual que facilite o estudo da redação do ENEM.

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