O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe uma ótima notícia para aposentados e pensionistas: um novo benefício acaba de ser anunciado! Para quem depende do INSS, que efetua pagamentos a milhões de beneficiários no Brasil, essa é uma informação que pode realmente alegrar o fim do mês.
O órgão está sempre buscando formas de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e facilitar o acesso a seus direitos. Por isso, é importante que todos fiquem atentos: quem poderá receber esse benefício deve ficar de olho até sexta-feira, dia 19 de setembro.
Comunicado do INSS
Recentemente, o INSS divulgou que está oferecendo atendimentos presenciais em Jordão, no Acre, mesmo em áreas mais afastadas. Isso significa que os moradores dessa região vão poder solicitar benefícios como o BPC/LOAS, além de realizar avaliações sociais e perícias médicas de forma conectada, recebendo orientações sobre como acessar seus direitos.
Essa iniciativa é especialmente voltada para garantir que populações indígenas e rurais tenham a mesma oportunidade de acesso a benefícios que qualquer outro cidadão. O atendimento em Jordão começou no dia 15 de setembro e vai até o dia 19. Segundo dados do IBGE, a cidade tem cerca de 9.884 habitantes.
Quais são os benefícios que o INSS oferece?
Os benefícios do INSS se dividem em cinco categorias principais: aposentadorias, auxílios, pensão por morte, benefícios assistenciais e salário-maternidade. É importante saber que, enquanto as aposentadorias e auxílios precisam de contribuições prévias, os benefícios assistenciais são concedidos com base na necessidade do indivíduo, sem exigência de contribuições.
Afinal, qual o valor da aposentadoria do INSS?
Neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria é de R$ 1.518,00, enquanto o teto pode chegar a R$ 8.157,41. Vale lembrar que todos os benefícios do INSS, como aposentadorias e auxílio-doença, são reajustados anualmente, levando em conta a inflação medida pelo INPC.
As notícias sobre o INSS são sempre importantes, principalmente para quem conta com esse suporte no dia a dia. Fiquem atentos para mais informações sobre o que o INSS pode oferecer!