O INSS trouxe uma novidade que promete facilitar a vida de muitos aposentados e idosos. Como? Através do aplicativo ‘Meu INSS’, que tem sido um verdadeiro aliado na hora de resolver questões sobre benefícios. O app já existe há alguns anos, mas sua popularidade só aumenta, especialmente entre aqueles que precisam de mais apoio.
Recentemente, o ‘Meu INSS’ foi reconhecido como um dos 10 melhores aplicativos da categoria Governamental no Prêmio iBest 2025. As votações estão abertas até dia 26 de outubro, e qualquer um pode participar!
Os aposentados costumam ser os principais usuários dos serviços do INSS, mas nem sempre é fácil para eles entenderem as informações disponíveis. A dificuldade aumenta para quem tem mobilidade reduzida e enfrenta desafios para ir até uma agência. É exatamente nesse contexto que o aplicativo se torna tão importante, oferecendo uma maneira prática e rápida de acessar informações e resolver problemas.
O ‘Meu INSS’ conta com diversos recursos que cobrem a maioria das dúvidas e processos relacionados aos benefícios. Isso significa que muitos procedimentos podem ser feitos diretamente pelo app, agilizando a liberação dos pagamentos e tornando tudo mais simples para quem já passou por tantas dificuldades.
Esse aplicativo tem feito a diferença no dia a dia de muitos beneficiários, especialmente aqueles que precisam de mais atenção e cuidado. Com a tecnologia ao nosso lado, fica mais fácil gerenciar questões tão importantes.
Quando começam os pagamentos do INSS em setembro?
O calendário do INSS já confirmou as datas de pagamento para setembro. Os aposentados poderão contar com o depósito a partir de 24 de setembro, com pagamentos se estendendo até 7 de outubro.
Os beneficiários são agrupados em cinco categorias, de acordo com o final do número do NIS (Número de Identificação Social). Por exemplo, quem termina com 1 ou 6 receberá juntos, enquanto os que têm 2 ou 7 receberão em outro dia, e assim por diante. Para quem ganha um salário mínimo, são dez grupos, cada um com seu dia específico para o pagamento.
Se precisar, consulte os canais oficiais
Caso surjam dúvidas sobre o programa, é bem simples resolver. O ideal é acessar o site do INSS ou baixar o aplicativo ‘Meu INSS’ no celular. Ali você encontra todas as informações necessárias e atualizadas sobre pagamentos e outras questões frequentes.
Se não tiver internet ou um smartphone à disposição, também é possível ligar para a Central de Atendimento pelo número 135. Outra alternativa é ir até a agência previdenciária mais próxima, sempre conferindo os horários de atendimento disponíveis. Assim, ninguém precisa ficar perdido com suas dúvidas!