Cientistas descobrem criatura marinha de três olhos com 500 milhões de anos
Nomeada de Mosura fentoni, essa criatura misteriosa é uma verdadeira “besta do mar” que viveu cerca de 500 milhões de anos atrás, no período Cambriano. Imagine um ser marinho que tinha três olhos e nadava entre os oceanos primitivos!
Os radiodontes, como ela, pertencem ao grupo dos artrópodes. Essa classificação foi revelada em uma pesquisa publicada pela Royal Society Open Science, e os fósseis nos ajudam a entender não só a Mosura, mas também a evolução de aranhas, insetos e caranguejos.
Saiba mais
Essa criatura fascinante tinha brânquias na parte de trás do corpo, divididas em cerca de 16 segmentos. O seu formato lembra o de seres atuais, como tatuzinhos-de-jardim e caranguejos-ferradura. Joe Moysiuk, curador e principal autor do estudo, destaca que mesmo em épocas tão remotas, esses artrópodes já mostravam uma diversidade incrível.
O Dr. Jean-Bernard Caron, coautor da pesquisa, comentou que “a nova espécie enfatiza que estes primeiros artrópodes já eram surpreendentemente diversos e se adaptavam como seus parentes modernos”. Assim como crustáceos, a Mosura também possuía garras que a ajudavam na captura de comida.
Em uma conversa por e-mail, Moysiuk descreveu como a Mosura provavelmente nadava. Ele diz que ela se movia “de maneira similar a uma raia, ondulando suas nadadeiras para cima e para baixo, como se estivesse voando debaixo d’água”. Impressionante, né?
As proporções dessa “besta do mar” lembravam as de um dedo indicador, e suas técnicas de natação lhe renderam o apelido de “mariposa marinha”. De acordo com Moysiuk, “ela tinha uma boca em forma de apontador de lápis, com fileiras de placas serrilhadas, algo totalmente distinto dos animais que conhecemos hoje”.
Sobre a alimentação da Mosura fentoni, não há certezas. Contudo, ela provavelmente convivia com vermes-bolota e outros artrópodes que lembravam crustáceos. Para completar, era possível que a Mosura fosse alvo de predadores como o Anomalocaris canadensis, um animal semelhante a um camarão, e o Burgessomedusa phasmiformis, uma medusa. O mundo marinho da época era realmente cheio de surpresas!