MinC e MEC promovem arte e cultura em escolas integrais

Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) deram um passo importante juntos, criando uma parceria que promete levar projetos de arte e cultura para estudantes de escolas públicas de tempo integral em todo o Brasil. Essa iniciativa foi lançada em Brasília e marca um novo olhar sobre a educação integral.

Durante o evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da educação em tempo integral. Ele acredita que essa abordagem pode ajudar a combater a violência e a evasão escolar, proporcionando aos alunos uma experiência educativa mais completa. Para ele, ter os jovens na escola durante todo o dia significa olhar para o seu desenvolvimento de forma integral, incluindo cultura, esporte e aprendizados variados.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve presente e fez questão de ressaltar a conexão profunda entre arte, cultura e educação. Segundo ela, investir nesses setores é fundamental para que o Brasil se torne um país mais justo e igualitário. “Vamos trabalhar com amor e determinação para garantir que a arte e a cultura sejam acessíveis a todos”, afirmou, enfatizando a necessidade de expandir as oportunidades.

A reitora da Universidade de Brasília, Rozana Reigota Naves, comentou sobre a relevância da cultura como uma forma de expressar a diversidade e a cidadania. Para ela, a arte é uma maneira poderosa de reafirmar a identidade de um povo.

Adesões estaduais

Camilo Santana anunciou que em breve será lançado um edital que permitirá que as secretarias estaduais de educação e cultura se inscrevam para receber financiamento federal, visando implementar projetos artísticos e culturais nas escolas em tempo integral. Ele explicou que a definição do currículo será uma decisão da própria comunidade escolar, que poderá escolher focar em áreas como cultura, esporte e tecnologia.

Embora o governo ainda não consiga atender todas as escolas de tempo integral de imediato, a previsão é de que haja apoio para ações em todos os estados. “Estamos iniciando uma parceria crucial entre os Ministérios da Educação e da Cultura, buscando garantir que crianças e jovens tenham acesso a uma formação completa”, garantiu Camilo.

A professora Raquel Figueiredo, secretária de Educação do Rio Grande do Sul, destacou a importância dessa medida, ressaltando que tanto a educação quanto a cultura são essenciais para a transformação da qualidade do ensino no Brasil.

Benefícios

As escolas de tempo integral devem oferecer uma jornada de, no mínimo, sete horas diárias, somando 35 horas semanais, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação. Kátia Schweickardt, da Secretaria de Educação Básica do MEC, ressaltou que o aumento das matrículas no ensino integral deve ser acompanhado por iniciativas que fomentem o desenvolvimento dos alunos, como arte e cultura.

O governo está comprometido em apoiar financeiramente projetos que tragam cultura para as escolas, com o intuito de conectar essas atividades aos currículos. “Queremos processos significativos que realmente contribuam para a educação de qualidade”, enfatizou Kátia.

Fabiano Piuba, secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, complementou dizendo que a educação em tempo integral pode desenvolver o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. No entanto, ele alertou que, historicamente, os investimentos em programas de arte e cultura na escola foram insuficientes. Para ele, uma escola que negligencia o ensino de artes limita a formação dos alunos, especialmente em um país onde o acesso à cultura não é universal.

Piuba levantou uma questão importante: ter jovens bem-sucedidos nas universidades não é suficiente se não forem formados de maneira crítica e cidadã. A reflexão sobre a educação vai além do diploma, é sobre formar profissionais conscientes e comprometidos.

Esse novo acordo entre os ministérios pode ser um impulso para contribuir com uma educação mais enriquecedora, que prepare os jovens não só para o mercado de trabalho, mas para serem cidadãos mais engajados e criativos.