café preto ao acordar pode ser uma má escolha

Tomar café logo ao acordar é um hábito comum, mas será que é a melhor escolha? A verdade é que, para aproveitar melhor os benefícios da bebida, é legal esperar um tempinho antes de saboreá-la.

Isso acontece porque, ao acordar, o nosso corpo já produz cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Esse hormônio ajuda a nos manter alertas e ativos, e suas taxas mais altas ocorrem nos primeiros 30 a 45 minutos após despertar. Se você toma café nesse período, pode acabar interferindo nesse processo natural do corpo.

O que faz sentido, segundo a nutricionista Fernanda Esquitino, é esperar cerca de uma hora antes de beber café. Ela explica que esse tempo respeita o nosso ritmo circadiano e evita que a cafeína atrapalhe os mecanismos hormonais que já estão em ação. Assim, você diminui o risco de sentir aquela ansiedade que pode acompanhar o consumo imediato de café.

Ao invés de correr para a xícara, que tal aproveitar esse tempo para se arrumar? Tomar um banho, organizar a casa ou até mesmo beber um copo d’água pode ser uma boa estratégia. A hidratação logo pela manhã é super importante e preparar o corpo para o café garante que a bebida será mais bem absorvida e apreciada.

Aliás, o café não precisa ser a única coisa no seu café da manhã. Manter uma alimentação equilibrada é essencial! Frutas são uma ótima escolha, trazendo vitaminas e fibras. Já alimentos como pães e bolachas podem ser deliciosos, mas muitas vezes são ricos em carboidratos refinados, que não oferecem os mesmos benefícios.

Aproveitar melhor o café pode transformar sua manhã. Então, que tal fazer esses pequenos ajustes no seu ritual matinal?