Loja de departamentos revelava 317 esqueletos enterrados
Ao escavar o terreno de uma antiga loja de departamentos no Reino Unido, arqueólogos da Cotswold Archaeology se depararam com uma verdadeira toca de surpresas. Além das roupas e sapatos esperados, foram encontrados 317 esqueletos medievais e pós-medievais, revelando um pedaço fascinante da história local. O local passará por reformas para abrigar o Campus Municipal da Universidade de Gloucester.
Os arqueólogos foram chamados devido a uma série de descobertas anteriores na área, que já havia chamado a atenção do Oficial Sênior de Projetos de Arqueologia, Cliff Bateman. Ele destacou que cada nova escavação em Gloucester traz resultados incríveis. Os esqueletos recém-encontrados passarão por análises mais detalhadas. E tem mais: estudos iniciais dos dentes deles indicam que essas pessoas tinham uma dieta rica em açúcar, oferecendo pistas sobre suas vidas.
Além dos esqueletos: outros objetos encontrados em Gloucester
As escavações revelaram ainda mais do que os esqueletos. Os arqueólogos descobriram uma série de itens que datam de épocas diferentes, como um cachimbo de tabaco e pedaços de uma garrafa de vinho. Também foram encontrados artefatos do período romano, incluindo cerâmicas, jazigos de tijolo e até as fundações de um muro de uma casa antiga.
Esqueletos não ficarão em exibição
Apesar da importância dessas descobertas, os esqueletos provavelmente não estarão disponíveis para visitação pública. A Universidade de Gloucester ainda não confirmou se eles serão exibidos. No entanto, os outros artefatos, tanto romanos quanto medievais, terão um espaço para que alunos, funcionários e visitantes possam conhecê-los assim que o campus estiver completamente pronto.
A expectativa é que o campus seja inaugurado já em setembro, dando início não só às atividades acadêmicas, mas também a eventos culturais nesse novo espaço, que já se mostra um verdadeiro tesouro histórico.